Exposição na Biblioteca mostra o fazer artesanal da farinha de mandioca

Exposição na Biblioteca mostra o fazer artesanal da farinha de mandioca

Foto: Juliana Adriano

A farinha de mandioca formou por muito tempo, junto à tainha, a base da alimentação de pequenas comunidades costeiras como a de Ibiraquera, no município de Imbituba, Santa Catarina. Quando conheceu o modo de vida das famílias da região, entre 2008 e 2010, enquanto fazia seu mestrado, a professora de Sociologia Juliana Adriano resolveu registrar em imagens o ritual da farinhada - quando as famílias se reúnem para produzir, juntas e para consumo próprio, aquele que ainda é um dos principais ingredientes de suas mesas.

 
Talento trabalhado de maneira informal e transformado em arte pelos olhos da professora nascida em Indaial, as fotografias compõem a exposição “Farinhada em Ibiraquera”, que abre no Salão Angelim da Biblioteca Universitária da FURB nesta terça-feira (9/4), às 20h. Cada imagem mostra etapas de um processo artesanal que resiste, década após década, ao ritmo de vida do restante da sociedade.
 
As fotografias foram feitas no engenho de farinha de dona Camila, no outono de 2010, e serão expostas em Blumenau pela primeira vez. A exposição permanece no Salão Angelim até 20 de abril.