Ex-aluno da FURB em equipe campeã mundial de programação

Ex-aluno da FURB em equipe campeã mundial de programação

Foto: Reprodução/http://multiagentcontest.org

Marte, 2033. Finalmente conquistado pelo homem, o planeta vermelho revela fontes de água potável, uma formidável solução para o alto custo de transporte da Terra e para escapar dos piratas espaciais que aterrorizam comboios. Assim, o Imperador do Mundo decide investir na busca por água em Marte recompensando descobertas. Com o uso de robôs, exploradores das colônias passam a competir pelas fontes e, muitas vezes, sabotar seus concorrentes para atingir seus objetivos.

 
O enredo de ficção científica foi o mote do concurso mundial de computação conquistado por um grupo de estudantes da UFSC em setembro na Alemanha. Entre eles está um egresso do curso de Ciência da Computação da FURB, Maicon Rafael Zatelli, e um ex-professor da universidade, Jomi Fred Hübner, orientador do Grupo de Pesquisa em Sistemas Multiagentes da Pós-Graduação de Automação e Sistemas da UFSC. Na final do Multi-Agent Programming Contest, eles superaram equipes do país sede, China, Irã, Irlanda, Dinamarca e Estados Unidos e da Universidade de São Paulo (USP), que obteve o quarto lugar.
 
Em um simulador, cada grupo tinha como missão controlar um grupo de 20 robôs exploradores, que precisavam, além de recolher água, proteger o grupo de outros competidores, que disputavam o mesmo espaço e os mesmos recursos. A equipe que coletasse mais água seria a campeã.
 
O concurso envolve diversas áreas da Computação, como estrutura de dados, inteligência artificial e multiagentes. Além de Hübner e Zatelli, fazem parte da equipe campeã os acadêmicos Jose Rodrigo Ferreira, Daniela Maria Uez, Jessica Pauli de Casto Bonson e Tiago Luiz Schmitz
 
 
(Com informações da Agecom/UFSC)