Evento apresenta resgate da história do negro em Gaspar

Evento apresenta resgate da história do negro em Gaspar

Foto: CMC

Uma roda de conversa promovida pelo curso de Ciências Sociais e pelo Núcleo de Estudos Afro Brasileiro (NEAB) da Universidade Regional de Blumenau (FURB) traz à discussão os trabalhos realizados no projeto “O Negro na História de Gaspar”, do Movimento Afro Raízes do Vale (MARV), da cidade.
 
O MARV, junto com as historiadoras Marilda Spengler e Débora Fernandes, fez o resgate histórico do povo negro gasparense através de conversas e acervos fotográficos de famílias de diferentes bairros da cidade. O resultado desse trabalho será divulgado a partir de uma série de documentários que leva o nome do projeto, “O negro na história de Gaspar”. Neles serão revelados mais de 50 anos de história do povo negro que vive na cidade e suas origens.
 
No primeiro episódio, em que o projeto é apresentado, Ângela Maria Rosa Custódio, integrante do MARV, explica que na construção histórica do povo Afro Brasileiro muitas culturas e histórias foram perdidas, pois a escravidão e a separação e mistura forçada dos povos dificultaram a sua articulação e reação, seja pelas diferenças linguísticas ou culturais.
 
Ângela comenta no documentário sobre essa questão do resgate histórico, da identificação de seus ancestrais e suas trajetórias de vida que muitas pessoas negras nunca vão conseguir saber a sua origem. “Com essa pesquisa seria muito bom se conseguíssemos chegar em nossos ancestrais, na África, mas sabemos que isso é quase impossível, então o que estamos tentando fazer hoje é para que nossa história não morra, que as pessoas que vivem no município, as crianças principalmente, tenham o que contar, saber quem foram seus avós, porque chegaram aqui e de onde vieram”.
 
A roda de conversa “O negro na história de Gaspar” acontece no dia 9 de abril, a partir das 18h30, através da plataforma do Microsoft Teams. Estarão presentes roda as professoras e historiadoras Marilda Spengler e Débora Fernandes e Ângela Maria Rosa Custódio, do Movimento Afro Raízes do Vale (MARV). O evento será aberto para a comunidade e para realizar a inscrição basta entrar em contato com a organização através do e-mail nelgarcia@furb.br.