Estudantes e professores de PP da FURB apresentam projeto à Secretaria de Inclusão da Pessoa com Deficiência e Paradesporto de Blumenau

Estudantes e professores de PP da FURB apresentam projeto à Secretaria de Inclusão da Pessoa com Deficiência e Paradesporto de Blumenau

Foto: Divulgação

O foco do trabalho foi a criação de um ensaio de campanha para explorar as oportunidades oferecidas pela Secretaria de Inclusão da Pessoa com Deficiência e Paradesporto de Blumenau (Seidep). O desenvolvimento aconteceu de modo interdisciplinar, envolvendo estudantes de Publicidade e Propaganda da FURB, acompanhados pelos professores Clóvis Reis, Déborah Maia, Daniela Martins e Marcio Paasch. Além de ampliar o conhecimento teórico e prático na área, a atividade permitiu aos estudantes se aproximarem de um cliente público, com um enfoque especial na inclusão de pessoas com deficiência.

O projeto teve início em 12 de setembro, e o primeiro contato dos estudantes com o cliente foi a apresentação formal da secretaria, feita pela diretora Karla Costa, que falou sobre o trabalho realizado pela Seidep, destacando os pontos em que estudantes e professores poderiam contribuir.

Foram realizadas diversas reflexões, estudos sobre estratégias de comunicação inclusiva, visitas aos treinos e entrevistas com os paratletas, além de discussões sobre o capacitismo e suas implicações na sociedade. A iniciativa está alinhada à formação de cidadãos e às políticas de inclusão da Universidade, visando capacitar profissionais com competências alinhadas às demandas sociais e de mercado.

A apresentação dos resultados ocorreu no dia 06 de dezembro e além das cinco estratégias de comunicação entregues, incluindo a construção de personas, definições de mídia e gestão de conteúdo, o destaque foi o uso de inteligência artificial para criar mídias inclusivas.

O professor Marcio Paasch enfatizou o potencial da instituição em contribuir com a sociedade e como os profissionais de comunicação podem colaborar com essa causa. Já a diretora Karla Costa, delineou os próximos passos: "pretendemos implementar essas ideias na equipe da secretaria no próximo ano", disse.