Estudantes e egressos da FURB se apresentam no maior festival de artes cênicas da América Latina

Estudantes e egressos da FURB se apresentam no maior festival de artes cênicas da América Latina

Foto: Teatro FURB

O espetáculo Fugitivos do Silêncio, desenvolvido em 2022 por estudantes da disciplina de Direção Teatral, do curso de Teatro da FURB ultrapassou as barreiras de Santa Catarina e representou a Universidade Regional de Blumenau (FURB) no 32º Festival de Teatro de Curitiba, realizado de 25 de março a 7 de abril.

Dirigida e adaptada por Maira Willbert com atuação de Ana Paula Belegante, Júlia Tavella, Jackson André e Diones Rafael, acadêmicos dos cursos de Dança e Teatro da FURB, o drama mostra a vida de dois casais com posicionamentos totalmente diferentes entre si, gerando conflitos e levantando discussões acerca das escolhas pessoais e suas consequências na sociedade, bem como na vida a dois.

“São quatro fugitivos, quatro visões de mundo diferentes entre si; dois casais, vários motivos para a fuga. As diferenças acrescentam ou segregam? Até onde o silêncio nos leva?”, diz um trecho da Sinopse do espetáculo.

“Foi um processo muito enriquecedor para nós. Pelo segundo ano consecutivo conseguimos levar esse trabalho para a mostra e é o momento em que nós acadêmicos podemos então trocar com os nossos pares, colocar a nossa pesquisa no palco e transformar nossa teoria em prática. Eu acredito que festivais são sempre enriquecedores para nossa trajetória e com certeza essa experiência no Festival de Curitiba esse ano foi enriquecedora também. Temos que agradecer muito ao curso de teatro, Divisão de Cultura, a FURB e também a todas as pessoas que nos ajudaram a chegar até lá”, afirma o ator e intérprete Diones Rafael, estudante do 5º semestre do curso de Teatro da FURB.

Este espetáculo foi apenas um entre os quatro apresentados pelo grupo de Blumenau que foi a Curitiba no começo deste mês. Antes de embarcar para Curitiba, o grupo fez uma apresentação em sessão única, ao público em geral, no dia 20 de março. A peça contou com classificação indicativa de 14 anos. Além de Fugitivos do Silêncio, foram apresentados os espetáculos “Causos”, da Companhia Teatral Saca-rolha, “Cicada” e “Tertúlia”, da Companhia Teatral Quiçá, também na mostra Fringe.

Confira os detalhes sobre a participação dos estudantes e egressos FURB no Festival de Curitiba: