Estudantes dos cursos de comunicação da FURB participam de evento sobre pesquisa de audiência na TV aberta em Blumenau

Estudantes dos cursos de comunicação da FURB participam de evento sobre pesquisa de audiência na TV aberta em Blumenau

Foto: Lucas Adriano

O auditório do bloco T do campus 1 ficou lotado de estudantes dos cursos de Publicidade e Propaganda e Jornalismo para discutir metodologia e estratégias de uma pesquisa de audiência para televisão aberta realizada recentemente pela NDTV RecordTV, em Blumenau.

A palestra "Audiência de TV em Blumenau" foi uma iniciativa do projeto de extensão Panorama, do curso de Publicidade e Propaganda da FURB, seguida de um bate-papo com profissionais da área comercial e de jornalismo da emissora na noite da última quarta-feira (23).

Durante a palestra, o diretor da empresa Neokemp Serviços, Marcelo Noronha, detalhou a forma com que a pesquisa entregue ao Grupo ND em Blumenau foi realizada. O levantamento que teve a NDTV Blumenau como cliente foi encomendado junto a um instituto de pesquisas, operacionalizado com uma tecnologia desenvolvida pela Neokemp.

No encontro, o diretor regional do Grupo ND em Blumenau, Cristian Vieceli, fez uma apresentação de toda a estrutura do conglomerado de mídia. Hoje, o grupo possui em Santa Catarina sete emissoras de televisão, duas rádios FM, uma editora, uma usina para geração de energia solar fotovoltaica, um jornal impresso e um portal de notícias. Segundo o diretor, o grupo possui participação acionária em uma empresa que possui a concessão para explorar painéis de publicidade com hora e temperatura nas ruas de Florianópolis e tem concentrado investimentos nas áreas de jornalismo digital, com o portal ND Mais, e em novas emissoras de rádio.

Em Blumenau, o destaque do grupo é a NDTV, que se apresenta como emissora de televisão aberta com o maior tempo de programação local na cidade, de segunda a sexta-feira. Com três programas diários, a emissora possui uma sucursal na cidade de Rio do Sul e, ao todo, produz mais de três horas diárias de telejornalismo ao vivo para a região do Vale do Itajaí.

Os repórteres da NDTV Blumenau produzem matérias e fazem entradas ao vivo para os demais programas estaduais gerados pela emissora de Florianópolis. Em ocasiões especiais, também participam dos programas nacionais da RecordTV, que é a sua cabeça-de-rede. As equipes ainda produzem matérias para a Record News, que possui uma afiliada em Florianópolis controlada pelo grupo.

A palestra de quarta-feira (23) na FURB contou com a presença dos apresentadores Rodrigo Vieira, Alexandre José e Vanessa Moltini. O gerente regional de telejornalismo Alexandre Pereira destacou a relevância e a credibilidade do material produzido pela equipe da NDTV, que possui mais de 30 profissionais em sua equipe de jornalismo em Blumenau, entre repórteres, editores de imagem, cinegrafistas, produtores e estagiários.

“A televisão é um dos veículos de maior credibilidade hoje quando a gente fala na questão de conteúdo. Eu sempre acabo ressaltando que as pessoas muitas vezes estão navegando na internet, tem muito conteúdo, tem muita informação, mas tem muita fake news também, o que acaba atrapalhando no dia a dia. Então, a gente tem essa missão, de resgatar o conteúdo responsável, de credibilidade, para poder mostrar para quem está nos assistindo. E é isso que a gente quer passar também para os estudantes, para quem está na sala de aula, no mundo acadêmico, para poder conhecer também este veículo e sentir também a potência que ele tem e a responsabilidade que ele tem perante a sociedade”, afirmou Alexandre Pereira.

O debate promovido pelo projeto Panorama Publicitário explora desde os desafios atuais até as perspectivas futuras da audiência de televisão na região, refletindo sobre a influência das mudanças sociais e tecnológicas no meio.

O projeto visa promover a integração de diferentes atores da comunidade que atuam no setor da comunicação. O objetivo é fomentar uma reflexão crítica sobre a comunicação e a mídia, considerando as inovações tecnológicas e as novas dinâmicas de comportamento social.

“A gente sempre tem como objetivo principal aproximar a academia do mercado, então essa é uma das ações que o projeto faz, para a gente trazer a informação relevante e fazer o debate aqui na Universidade sobre tendências e o que está acontecendo. Os alunos gostam muito dos eventos do Panorama exatamente por isso, pois a gente traz um pouco sobre o que está acontecendo no mercado, traz para o ambiente acadêmico, teórico, mas com uma realidade prática”, destaca Fernanda Ostetto, coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda da FURB.