Estudantes de licenciatura têm oportunidade para estudar em Portugal

Estudantes de licenciatura têm oportunidade para estudar em Portugal

Foto: Divulgação

Estudantes de cursos de licenciatura têm até 8 de maio para inscrever projetos para o novo edital do Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI - Portugal), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O objetivo é buscar melhorias e inovações no ensino das licenciaturas e na formação de professores nas áreas de Química, Física, Matemática, Biologia, Português, Artes e Educação Física. São 280 vagas distribuídas em 11 universidades portuguesas – quatro delas conveniadas com a FURB.

 
 
A formação docente no Brasil foi um dos principais pontos da palestra realizada pela FURB no dia 2 de abril, no Teatro Carlos Gomes, com a consultora da UNESCO e pesquisadora da Fundação Carlos Chagas, Bernadete Angelina Gatti. Para ela, as licenciaturas no país são cursadas muito rapidamente, com currículos mal estruturados e sem preparação para a prática em sala de aula. Através dos projetos, o Programa de Licenciaturas Internacionais busca, através de colaborações internacionais, soluções para este problema, um dos maiores entraves para o desenvolvimento educacional no Brasil.
 
Os estudantes selecionados receberão bolsas de estudos e passagens aéreas. Professores brasileiros em missão em Portugal terão passagens aéreas pagas. O início das atividades está previsto para setembro de 2013.
 
Universidade Nova de Lisboa, Universidade da Beira Interior, Universidade do Algarve, Universidade de Aveiro, Universidade de Coimbra, Universidade de Évora, Universidade de Lisboa, Universidade do Minho, Universidade do Porto, Universidade Técnica de Lisboa e Universidade Trás-os-Montes são as instituições envolvidas no programa. Para saber quais delas possuem convênio com o FURB, acesse a listagem na página da Coordenadoria de Relações Internacionais.
 
Mais informações pelo e-mail pli@capes.gov.br.