Estudantes de Engenharia Civil obtêm patente de ferramenta que evita desperdício de pregos

Estudantes de Engenharia Civil obtêm patente de ferramenta que evita desperdício de pregos

Foto: Divulgação

Os então estudantes do curso de Engenharia Civil da Universidade Regional de Blumenau (FURB), Kathlen Koser e Luiz Eduardo Fuchs, apresentaram o seu extrator de pregos na 1ª Feira de Inovação e Empreendedorismo de Blumenau, realizada em setembro de 2019.  Eles venceram a Feira na categoria Universitário com a ferramenta para extração e reuso de pregos, que visa evitar o desperdício de material na construção civil.

Agora egressos do curso, Kathlen e Luiz desenvolveram o extrator para permitir que os pregos possam ser removidos de maneira simples, garantindo sua integridade e reutilização. Com o apoio da Agência de Inovação Tecnológica da FURB (AGIT), o projeto foi encaminhado para o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e, na última semana, obteve o deferimento da patente.

Esta ferramenta, assim como outros projetos desenvolvidos na Universidade disponíveis para licenciamento estão na Vitrine Tecnológica da Agência de Inovação. Estudantes e pesquisadores da Universidade que tenham ideias inovadoras podem entrar em contato com a Agência para avaliação de patenteabilidade.

"Obter a patente do extrator de pregos demonstra a formação de qualidade que a FURB oferece aos estudantes e a importância da AGIT como gestora da política de inovação da Universidade. Os próximos passos são a busca por parceiros comerciais visando a transferência da tecnologia para o mercado. Espera-se que o uso desta tecnologia traga redução de custos e promova ganhos ambientais com o aumento da vida útil dos pregos", afirma Vinicyus. Vinicyus Wiggers, coordenador da AGIT, sobre o futuro da ferramenta.