Estudantes de Artes Visuais da Furb criam intervenções para obras expostas no MAB

Estudantes de Artes Visuais da Furb criam intervenções para obras expostas no MAB

Foto: Secretaria de Cultura e Relações Institucionais - Divulgação

Estudantes de Artes Visuais da FURB visitaram o Museu de Arte de Blumenau (MAB) para mais uma edição do projeto Arte em Diálogo: caminho pelo MAB. No encontro, os estudantes apresentaram intervenções criadas para interação com as obras expostas, sob a orientação dos professores Pedro Gottardi e Roberto Murphy.

O projeto tem por objetivo estabelecer parceria com instituições de ensino, estabelecendo conexões entre as obras expostas e as diversas linguagens da Arte (artes visuais, teatro, música, moda, letras, além da pedagogia). “Após visitarem a exposição, os estudantes criaram mecanismos para promover experiências sensoriais a partir das obras expostas, como uma caixa fechada com uma abertura para as mãos; podcasts entre outras atividades mediadoras. A experiência foi enriquecedora e temos certeza de que fortaleceu o papel do museu como instituição educativa e cultural”, observa a gerente do museu, Mia Ávila.

Além da representação do Conselho do MAB, a noite contou com a presença dos artistas expositores Susana Goienetxe e José Amaral, de Curtitiba (PR) e Adriane König e Marc Engler, de Joinville (SC). “As exposições foram mediadas e interpretadas de maneira criativa e lúdica pelos acadêmicos. Foi sumamente interessante e mobilizadora”, declarou Susana, parabenizando a iniciativa.

A 2ª Temporada de Exposições do MAB poderá ser visitada até o dia 23 de junho.  Após esse período as salas serão fechadas para ambientação e recebimento das mostras da próxima temporada, agendada para abrir em 4 de julho.