Estudantes da Etevi, o Ensino Médio da FURB, são finalistas em premiação literária

Estudantes da Etevi, o Ensino Médio da FURB, são finalistas em premiação literária

Foto: RTE FURB

Duas estudantes da Etevi, o Ensino Médio da FURB, são finalistas de um concurso literário promovido pela Academia Leopoldinense de Letras e Artes (ALLA), em Minas Gerais. Isadora Vieira Bastos e Laísa Viviane Prá participam da premiação com os gêneros crônica e poesia, respectivamente. Os textos enviados ao concurso foram produzidos durante as atividades da Academia de Literatura, atividade extracurricular oferecida pela escola.

Isadora, finalista pelo segundo ano consecutivo, conta que a literatura é uma parte importante da sua vida, que vai muito além das paredes da sala de aula: “A literatura sempre esteve na minha vida. Desde que eu estava na barriga da minha mãe, ela já lia livros para mim e, desde pequena, fui muito incentivada a ler. A literatura faz parte da minha história. Sem ela, eu não seria eu”, relata.

O contato com o mundo das histórias ficcionais e o incentivo à leitura também foram determinantes na vida de Laísa, finalista da premiação pela primeira vez: “Eu sempre fui uma criança que teve muito contato com a natureza e, como eu moro em área mais rural, a gente tem muito essa cultura de contos, mitos e lendas. Então, eu cresci escutando diversas histórias de várias culturas diferentes. Desde pequena, sempre me tornei muito apaixonada por tudo o que é mágico e místico, e encontrei muito esse conforto na literatura”, conta.

Estudantes da Etevi têm marcado presença na premiação: em 2022, três alunos foram finalistas, nas categorias conto e poesia; em 2023, cinco estudantes representaram a escola como finalistas, nas mesmas categorias. Denise Izaguirre Anzorena, diretora da Etevi e professora responsável pela Academia de Literatura, incentiva a participação dos estudantes em premiações literárias. A Academia de Literatura da Etevi é vinculada à Academia Brasileira de Autores Aldravianistas Infantojuvenil, entidade sediada em Mariana (MG) dedicada à difusão da aldravias, modalidade poética criada no município mineiro. Ao longo das oficinas, os estudantes são incentivados a consumir e produzir literatura em diversos gêneros.

Os vencedores do concurso promovido pela Academia Leopoldinense de Letras e Artes (ALLA) serão conhecidos em 26 de setembro, em cerimônia no Museu Espaço dos Anjos, em Leopoldina, Minas Gerais.