Estudante de Jornalismo entrevista jovem argelina em podcast produzido totalmente em inglês

Estudante de Jornalismo entrevista jovem argelina em podcast produzido totalmente em inglês

Foto: Acervo pessoal Morgana Kloth

Neste semestre, os estudantes da 5ª fase do curso de Jornalismo da Universidade Regional de Blumenau (FURB), na disciplina de Radiojornalismo II, tiveram como desafio a produção de podcasts. Um dos trabalhos realizados chamou a atenção do professor pela originalidade, temática e metodologia de produção.

O trabalho destacado pelo professor Clóvis Reis, do Centro de Ciências Humanas e da Comunicação (CCHC) da FURB, é o podcast “Getting To Know the World” (Conhecendo o Mundo, traduzindo do inglês), da estudante Morgana Kloth. Ao longo da produção sonora com 35 minutos de duração, a estudante blumenauense entrevista uma jovem argelina.

A estudante da FURB, que já atua no mercado jornalístico local como estagiária em uma emissora de rádio, conta que conheceu a moradora do país do norte da África, após integrar uma comunidade de jovens nas redes sociais interessados em conhecer peculiaridades da cultura coreana, no início da pandemia da Covid-19. Porém, o contato entre Morgana e Aya, distantes fisicamente a mais de 8 mil quilômetros em linha reta, se estreitou ainda mais e é mantido até os dias de hoje.

Morgana conta que várias similaridades com sua amiga embalaram o enredo das conversas que elas mantinham de forma periódica. Geralmente, a cada três meses, as duas faziam chamadas de vídeo entre si, sempre conversando na língua inglesa. O fato de ambas terem ingressado na graduação praticamente na mesma época e outras similaridades aproximavam as amigas.

A estudante blumenauense tem domínio do inglês, mas afirma que não chega a ser uma fluente nativa no idioma. Já a argelina Aya, tem como línguas maternas o francês e o árabe argelino. Gostos em comum, curiosidades sobre a cultura do país e da região onde vivem foram discutidos no podcast. No roteiro, produzido e entregue no final do primeiro semestre deste ano, Morgana trouxe como foco os tópicos: “vida, educação, país, comida, língua e curiosidades”.

“Quando formulei melhor a ideia do podcast, perguntei se ela teria interesse em participar, ela falou que sim, tanto porque (como eu faço jornalismo) sempre fazia algumas perguntas para ela sobre temas aleatórios, durante as chamadas. Também, na disciplina de Jornalismo Internacional, a gente conversou bastante e eu fazia perguntas sobre o que estava acontecendo no país dela no momento” revelou Morgana.

A produção final, com 35 minutos de conversa, “foi bastante acurada e detalhista”, segundo Clóvis Reis. O docente afirma que esta é a primeira produção do Laboratório de Áudio da FURB feita totalmente em língua inglesa, destacando também a internacionalização que o ensino promovido pela FURB proporciona.

“Neste trabalho, houve um cuidado com roteiro, produção acústica, vinhetas, cortinas e uma preocupação com o conteúdo e a forma. O estilo de locução intimista e a desenvoltura apresentadas colocam a produção em áudio em destaque, em um novo patamar”, afirma o professor.

Na visão da estudante, com todo o planejamento feito, o trabalho realizado teve um andamento diferente e ainda mais robusto do que o imaginado e na sua avaliação, o desafio foi cumprido com sucesso. “Foi um desafio para a gente, porque a gente nunca conversou por tantas horas, foram quase 2 horas de gravação no total. Eu falei bastante também sobre o Brasil, que eu não pensava que iria falar, porque justamente queria saber mais sobre a Argélia. Foi bem interessante”, conclui Morgana.

Conheça o trabalho.