A engenharia como uma causa nobre

A engenharia como uma causa nobre

Foto: Aristheu Formiga

O engenheiro civil Carlos Alberto Kita Xavier, presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-SC), assim se referiu ao exercício profissional dos engenheiros, quando proferiu a aula inaugural do curso de Engenharia Mecânica da  FURB, na manhã desta quinta-feira (24/04), aos novos alunos e aos docentes que atuam na área (na foto).
 
Kita Xavier disse que o CREA-SC tem aproximadamente 56 mil engenheiros profissionais, 13 mil empresas com registro de responsabilidade técnica. “O CREA tem as funções de registro de classe para a efetiva habilitação profissional, como também a de fiscalizar o exercício da profissão”, disse ele.
 
Na opinião de Kita Xavier, a principal atividade do engenheiro é liderar equipes, através da formação adequada e do conhecimento. Para ele, esta formação e conhecimento são diferentes da habilidade de executar uma tarefa privativa de engenheiros, às vezes feita por leigos. “Convido, pois, a todos os estudantes a se comportarem como engenheiros, até que tenham a habilitação profissional”, afirmou ele.
 
Momento histórico
 
O reitor da FURB, professor João Natel Pollonio Machado, falou antes da aula que a  Universidade passa por um momento histórico, que são os seus 50 anos e que, também é histórica a criação do curso de Engenharia Mecânica.  O segundo ponto  importante, do curso de Engenharia Mecânica, é o suprimento das necessidades da região em termos de profissionais desta área, na atividade produtiva. “Esta é uma das respostas à sociedade que a Universidade tem o compromisso de efetivamente cumprir”, disse o professor João Natel.