Encontro reforça gratidão e compromissos do UNIEDU

Encontro reforça gratidão e compromissos do UNIEDU

Foto: CMC/Paulo Ivo Koehntopp/ACAFE

A reitora da Universidade Regional de Blumenau (FURB), professora Marcia Sardá Espindola, esteve nesta quarta-feira, 07 de julho, com o governador do Estado de Santa Catarina, Carlos Moisés, em Florianópolis. A visita, que reuniu os reitores e reitoras da ACAFE, ocorreu em agradecimento aos recursos destinados pelo Governo do Estado às bolsas do Programa UNIEDU. Só em 2021, estão sendo aplicados R$467 milhões em bolsas para os estudantes do ensino superior catarinense. “Não só um investimento histórico, mas também um compromisso de grande importância com o desenvolvimento e a educação do nosso Estado”, pontua a reitora da FURB.
 
Com um incremento de 140 milhões de reais ao UNIEDU, anunciado em 16 de junho, a expectativa da FURB, que recebe parte deste recurso, é contemplar mais 500 estudantes com bolsas no segundo semestre letivo. São 500 novas bolsas para somar aos mais de 1.200 estudantes já atendidos pelo programa, selecionados no primeiro semestre e que têm recurso garantido por 12 meses.  
 
As novas bolsas têm duração de seis meses e contemplam todas as mensalidades do semestre, variando de 25% a 100% do valor da mensalidade do curso, portanto, podem ser acessadas também pelos estudantes que ingressam na FURB neste segundo semestre.
O novo cronograma do UNIEDU iniciou em 1º de julho, com a abertura para novos cadastros e recadastramento dos estudantes contemplados em 2021.1.
 
As orientações para nova inscrição, renovações ou recadastramentos podem ser consultadas no site furb.br/uniedu.
 
O prazo segue aberto até 23 de agosto e neste período a Coordenadoria de Assuntos Estudantis (CAE) da FURB está com uma central de atendimento exclusiva ao UNIEDU montada na Praça de Atendimento ao Estudante, no bloco A, campus 1 da Universidade.  
 
Na central, além de computadores para acesso ao portal UNIEDU, a CAE mantém servidores à disposição dos estudantes para esclarecer dúvidas em relação aos documentos e processos que envolvem a concessão das bolsas.
 
As novas bolsas habilitadas pela Secretaria de Estado da Educação, por meio de edital próprio, contemplam o Artigo 170 nas modalidades estudo, pesquisa e Proesde. “Sabemos que o maior interesse do estudante é pela bolsa de estudo, mas as bolsas de pesquisa e os projetos vinculados ao Proesde são importantes diferenciais no currículo e agregam muito à formação”, observa Lucymara.   
 
A destinação dos recursos é feita pelo Governo de Santa Catarina de acordo com o índice de carência calculado, diretamente, pelo sistema do UNIEDU. O Relatório de Transparência da Aplicação dos Recursos em 2021.1 também está à disposição no site da Universidade.  
 
A CAE também está à disposição para esclarecer dúvidas sobre o UNIEDU e outros assuntos pelo endereço cae@furb.br ou pelos telefones 3321 0309 ou 3321 0307 (WhatsApp).