Encontro estadual debate Política de Economia Solidária

Encontro estadual debate Política de Economia Solidária

Foto: CMC

A Universidade Regional de Blumenau (FURB), através da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares – ITCP/FURB participa no dia 26 de fevereiro, do primeiro Encontro Estadual do Fórum Catarinense de Economia Solidária (FCES) de 2021. O encontro reunirá representantes de diversos empreendimentos, entidades de apoio e gestores públicos que atuam na economia solidária em Santa Catarina e será realizado pela plataforma Google Meet.  
  
A programação do encontro inicia às 13h45, com a acolhida dos participantes, prosseguindo, às 14h15, com o Painel “Ecosol junto com os movimentos sociais” e às 15h com o Painel “Orçamento Ecosol SC: quem toca?”.  O Encontro é aberto e para participar é necessário realizar inscrição neste link  https://forms.gle/U1gqffYpL2MboBXn9 até dia 25 de fevereiro. 
  
No encontro também serão debatidas e definidas as prioridades para a execução da Política Estadual de Economia Solidária  (LEI Nº 17.702, DE 22 DE JANEIRO DE 2019) que neste ano conta pela primeira vez com orçamento próprio. Esta é uma conquista inédita - de previsão orçamentária (PPA), no valor de R$ 5.700.00,00 (2021 -2023), alcançada através da mobilização de integrantes da ITCP/FURB por meio do Conselho Estadual de Artesanato e Economia Solidária. 
  
Atualmente, o Fórum Catarinense de Economia Solidária é coordenado pela Incubadora Tecnológicas de Cooperativas Populares da FURB (ITCP/FURB) juntamente com a ITCP/UNIPLAC e por representantes de empreendimentos de economia solidária de Blumenau, Joinville e Palhoça. Sua abrangência é estadual, integrando os onze Fóruns Regionais de Economia Solidária (Extremo Oeste, Oeste, Contestado, Serrano, Alto Vale, Vale do Itajaí, Litorâneo, Norte, Grande Florianópolis, Sul e Extremo Sul). 
  
“O Fórum Catarinense de Economia Solidária está assumindo o desafio de articular uma estratégia alternativa ao enfrentamento da crise que se aprofundou com a pandemia, promovendo a cooperação e a solidariedade entre trabalhadores e trabalhadoras dos empreendimentos de economia solidária e a articulação de redes de cooperação para viabilizar a comercialização e o consumo”, observa o professor Valmor Schiochet, da ITCP/FURB. Ainda segundo ele, o Fórum Catarinense de Economia Solidária “demonstrou sua força organizativa ao conquistar avanços importantes na política estadual de economia solidária”.  
  
O Fórum Catarinense e os Fóruns Regionais são espaços de articulação, proposição e mobilização por políticas públicas de economia solidária, visando o desenvolvimento e fortalecimento da ECOSOL e sua dinâmica e organização dependem do engajamento de seus participantes. No ano de 2020, os quatro encontros realizados contaram com aumento significativo da participação, ainda que com as limitações impostas pela pandemia, e possibilitaram avanços importantes na construção de políticas voltadas para a economia solidária de Santa Catarina. 
  
A ITCP/FURB é um programa permanente de extensão da Universidade de Blumenau, vinculado diretamente à Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Cultura. Desenvolve ações de incubação e assessoramento de empreendimentos econômicos solidários e atua como espaço de estudos, pesquisas e desenvolvimento de tecnologias sociais voltadas para a organização do trabalho, com foco na autogestão, no desenvolvimento territorial sustentável e inclusão socioeconômica de populações vulneráveis ou em condições de desvantagem por desigualdade social.