Encerramento da MIPE é marcado por homenagens a pesquisadores da FURB e premiações

Encerramento da MIPE é marcado por homenagens a pesquisadores da FURB e premiações

Foto: Lucas Adriano

O auditório do bloco J do campus 1 da FURB recebeu, na noite desta quinta-feira (19), a solenidade de encerramento da 18ª Mostra Integrada de Ensino Pesquisa, Extensão e Cultura (MIPE) e do 17º Seminário de Licenciaturas. Na cerimônia, estavam presentes pesquisadores, estudantes da graduação, pós-graduação e professores. Representando o corpo diretivo da Universidade Regional de Blumenau, marcaram presença o Vice-Reitor, Marcus Vinicius Marques de Moraes, a Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Cultura, Michele Debiasi Alberton, bem como os chefes das Divisões de Pós-Graduação, Extensão e Apoio à Pesquisa.

 

O encerramento da MIPE foi marcado por um balanço dos quatro dias de evento. Na cerimônia, os docentes lembraram que, embora seja uma mostra científica, a MIPE é uma atração aberta à toda a comunidade de Blumenau e do Vale do Itajaí. Neste ano, buscou-se trazer ao público as principais descobertas científicas elaboradas na FURB com uma linguagem mais acessível.

 

Outra finalidade da mostra é divulgar ao morador local os pilares de uma Universidade que promove Ensino, Pesquisa e Extensão com qualidade e seriedade. De igual forma, chamou a atenção a grande participação de jovens do Ensino Médio na mostra científica, inclusive como visitantes. Segundo os professores, este público terá mais familiaridade durante a graduação com projetos de extensão, pesquisas ou iniciação científica, por exemplo.

 

“A sensação é de dever cumprido. Foram mais de 500 trabalhos apresentados e percebemos uma grande participação da comunidade acadêmica. Com a homenagem aos pesquisadores, coroamos esse trabalho de muita dedicação deles e também o Prêmio Lucia Sevegnani, que nós reeditamos e reformulamos essa premiação”, ressalta Michele Debiasi Alberton, Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Cultura.

 

Na solenidade de encerramento, a MIPE prestou homenagens a cerca de 30 pesquisadores da FURB que publicaram artigos científicos neste ano em periódicos classificados como Qualis A1, que é o nível mais alto de qualidade dessas revistas, segundo a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Posteriormente, foram condecorados com o II Prêmio Lúcia Sevegnani, os seguintes trabalhos:

 

Categoria estudantes de graduação:

- 1º lugar: O que é um museu? Um guia investigativo para criar conceitos, do grupo representado pela estudante Raíssa Salache Santos, com orientação da professora Daniela Tomio;

- 2º lugar: Projeto Movimentação sem barreiras, do grupo representado pela estudante Karina Albuquerque Barreto, com orientação da professora Lígia Martins.

 

Categoria estudantes de pós-graduação:

- 1º lugar: Serviço de Atendimento de Animais Silvestres de Blumenau (SAASBlu SIPEX 520/23), do grupo representado pela estudante Eduarda de Freitas da Silva;

- 2º lugar: As maratonas naturalísticas no levantamento e valorização da biodiversidade local, da estudante Liu Idárraga Orozco.

 

Categoria docente:

- 1º lugar: O que significa ser controller em uma empresa familiar?, de Franciele Beck, professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (PPGCC)

- 2º lugar: Balneabilidade da água das praias, de Nicolau Cardoso Neto, professor do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental (PPGEA).

 

Ao final das premiações, o Vice-Reitor Marcus Vinicius Marques de Moraes, em nome da gestão superior da Universidade Regional de Blumenau, parabenizou os envolvidos na mostra por todo o trabalho e encerrou os trabalhos desta edição. Assista à reportagem abaixo e veja como foi a última noite de MIPE, marcada por homenagens e premiações.

 

Confira a cobertura completa da 18ª Mostra Integrada de Ensino Pesquisa, Extensão e Cultura (MIPE) e do 17º Seminário de Licenciaturas realizada pela Rádio e Tv Educativa da FURB: