Educação para idosos é tema de dissertação e seminário na FURB

Educação para idosos é tema de dissertação e seminário na FURB

Foto: Ned Horton/Creative Commons

A mestranda Rosana Andrade Rebelo, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da FURB, defende nesta quinta-feira (31/10), às 13h, na sala I-305, a dissertação “Saberes docentes na educação do idoso: compreensões de professores do Programa de Educação Permanente - FURB”. À noite, a partir das 19h, no Auditório do Bloco J (Campus 1), o tema volta à pauta em um seminário com a professora doutora Meire Cachioni, da Universidade de São Paulo (USP).
 
Com orientação da professora doutora Rita Buzzi Rausch, o estudo da mestranda do PPGE – que já coordenou o PROEP – faz uma análise com 18 professores com pelo quatro anos de atuação no programa de extensão, que há duas décadas oferece diversas atividades de esporte, lazer e cultura para a terceira idade de Blumenau. Um dos objetivos da pesquisa, segundo Rausch, foi observar quais são as características essenciais de um professor que trabalha com idosos. “O PROEP tem uma longa trajetória, com professores muito experientes que contribuíram para a dissertação”, afirma a professora.
 
 
Especialista em educação para idosos, Cachioni vai trazer sua experiência como docente do curso de bacharelado em Gerontologia da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP e do Programa de Pós-Gradução em Gerontolologia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atualmente, a docente trabalha com três pesquisas voltadas à temática: “Idosos On-line: efeitos de um programa de inclusão digital sobre indicadores de envelhecimento bem-sucedido”, “Efeitos de um Programa Psicoeducativo para Cuidadores de Idosos com Doença de Alzheimer” e “Educação Permanente: Benefícios da Universidade Aberta à Terceira Idade - EACH USP”.