Dissertação estuda a representação social de autoria e plágio no âmbito acadêmico

Dissertação estuda a representação social de autoria e plágio no âmbito acadêmico

Foto: Divulgação

A mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da FURB Talita Cristiane Sutter Freitas defende nesta sexta-feira (6/9), às 14h, na sala I-305 (Câmpus 1), a dissertação “Autoria e plágio: representação social na educação superior”. Orientado pela professora doutora Neide de Melo Aguiar Silva, o estudo partiu da linha de pesquisa Educação, Cultura e Dinâmicas Sociais, integrando-se aos projetos do Grupo de Estudos e Pesquisa em Representações Sociais.

 
A pesquisa de Freitas foi feita com um grupo de professores e alunos da área da Saúde de uma instituição de ensino superior de Santa Catarina, com a aplicação de questionários. O objetivo foi compreender representações sociais sobre autoria e plágio no cotidiano de práticas acadêmicas. Entre outras conclusões, a mestranda percebeu como a normatização assegura a autoria e inibe a transgressão do direito de propriedade intelectual.
 
Além da orientadora, a banca examinadora da dissertação será composta pela professora doutora Márcia de Souza Hobold (Univille) e pelo professor doutor Celso Kraemer, da FURB.