Dissertação em Desenvolvimento Regional aborda Objetivos do Milênio em SC

Dissertação em Desenvolvimento Regional aborda Objetivos do Milênio em SC

Foto: Divulgação

Analisar em que partes da história catarinense os Objetivos do Milênio, estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2000, foram considerados como fator relevante para a criação de políticas públicas. Este é o objetivo da dissertação de mestrado “A agenda decisória de Santa Catarina com ênfase no desenvolvimento territorial sustentável”, defendida por Iracema Schoening Pereira nesta sexta-feira (23/8) pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da FURB. A defesa será na sala R-301 (Câmpus 1), às 14h30min.

 
Orientada pelo professor doutor Oklinger Mantovaneli Junior, coordenador do PPGDR, a mestranda analisa o Projeto Meu Lugar, criado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) em parceria com o governo de Santa Catarina para diagnosticar problemas e deficiências de cada região do Estado e buscar soluções para o desenvolvimento sócio-econômico das mesmas. A dissertação de Iracema concentra-se no planejamento do projeto, entre os anos de 2005 e 2010, em cima de questões que relacionam as decisões do Estado e a criação de políticas públicas voltadas aos Objetivos do Milênio.
 
Objetivos do Milênio
Divididos em oito eixos – “Oito Jeitos de Mudar o Mundo”, slogan brasileiro do projeto –, o Objetivos do Milênio tem como principal preocupação a diminuição da pobreza, congregando ações dos poderes público e privado e da sociedade civil.