Dissertação aborda influência da carga tributária brasileira no setor de cristais do Vale do Itajaí

Dissertação aborda influência da carga tributária brasileira no setor de cristais do Vale do Itajaí

Foto: Divulgação

O mestrando Gustavo Nascimento Fiuza Vecchietti defende dissertação pelo Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional da Universidade Regional de Blumenau (FURB) nesta segunda-feira (30/9), às 14h, na sala R-307 (Câmpus 1). Orientado pela professora doutora Patricia Luiza Kegel, ele apresentará estudo intitulado “Desenvolvimento Regional e Sistema Tributário Nacional: a influência da carga tributária como potencial fator indutor do desenvolvimento do setor de cristais da região do Vale do Itajaí”.

 
Segundo o resumo da dissertação, a pesquisa analisou a retração do setor de cristais da região do Vale do Itajaí entre 1988 a 2010, constatando que a carga tributária brasileira representou um entrave para este setor. “A análise dos dados colhidos permitiu identificar tributos que interferem no desenvolvimento do setor referido, os quais incidem sobre a produção e consumo (IPI e ICMS), faturamento (PIS e COFINS) e sobre a folha de salários (CPP). Cada um desses tributos possui particularidades que demonstram haver incorreta aplicação do sistema tributário nacional, acometendo a indústria local de exigência tributária excessiva”, argumenta Vecchietti.
 
O mestrando também coloca que os mesmos impostos podem ser utilizados como mecanismos para a retomada do desenvolvimento regional, através da recuperação do setor de cristais. “O sistema tributário nacional possui diretrizes que permitem a correção de suas incoerências, eis que a sua função primordial está delimitada na construção de uma sociedade livre, justa e solidária, através do desenvolvimento nacional, regional e setorial”, afirma.