Dia do Biólogo

Dia do Biólogo

Equipe InfoBiblio conversa com o o Professor Dr. Sérgio Luiz Althoff, do Curso de Biologia da FURB. Ele explica os objetivos da profissão, as possíveis áreas de trabalho e as características do Curso de Biologia na FURB

 

Em vista do Dia do Biólogo, comemorado no dia 03 de setembro, conversamos com o Professor Doutor Sérgio Luiz Althoff, professor das disciplinas de Zoologia e Biologia de Campo, e também Vice-Presidente do Conselho Regional de Biologia – CRBio 03, momento em que ele esclareceu alguns pontos da formação do profissional Biólogo, bem como da área de atuação.

 

Objetivos da profissão:

Com a alteração do código ambiental, busca-se a preservação como objetivo a longo prazo. Dentro destas alterações, o objetivo do trabalho do Biólogo é buscar a qualidade de vida a longo prazo, vinculando a condição humana à ambiental. O ser humano, em nenhum momento, é excluído nos estudos biológicos, pelo contrário, a biologia volta-se para o estudo da vida em todas as suas formas, e é subdividida em quatro grandes áreas: Meio Ambiente e Biodiversidade; Saúde; Biotecnologia e Produção e Educação, sempre levando em consideração a continuidade das ações, suas consequências e como isto afetará a vida do homem. Neste ponto, a legislação trouxe maior abertura.

 

Mercado de trabalho e atuação:

Os Biólogos estão sendo mais requisitados, pois o interesse em agir de acordo com as leis ambientais também é dos empreendedores, dos governantes e da comunidade em geral. Em contrapartida, perante pessoas com interesses adjacentes ou com diferentes consciências a respeito da importância da questão ambiental, o Biólogo muitas vezes é taxado como “ecochato".

 

Enfatiza-se, ainda, a tentativa de algumas profissões de tornar determinada pesquisa ou ação, como exclusiva de sua área de atuação, como por exemplo: Genética Humana, Análises Clínicas e Produção de mudas de plantas nativas. Esta restrição é prejudicial à construção do conhecimento, assim como inconstitucional.

 

Formação acadêmica na FURB:

O curso de Biologia na FURB, segundo o entrevistado, abrange duas linhas: a Licenciatura e o Bacharelado. A Licenciatura é voltada para o ensino, porém não apenas para lecionar, mas envolvendo, também, a área de pesquisa. Apesar da depreciação da profissão do professor em todas as áreas de conhecimento, esta é uma forte linha de formação na FURB, sendo que muitos alunos formados por esta instituição trilharam o caminho da pesquisa, do Mestrado e mesmo do Doutorado. Já o Bacharelado é voltado para o trabalho de consultorias ambientais, laboratórios, prefeituras, organizações ambientais e uma grande diversidade de locais onde o Biólogo agregará conhecimentos, tanto das leis ambientais como da preservação da vida como um todo, através de estudos ambientais para empreendimentos.

 

Na última avaliação do ENADE, o curso de Biologia da FURB classificou-se como 25º melhor curso do país, 9º melhor curso da Região Sul e 2º melhor curso de Santa Catarina. Tais resultados são fruto da destacada  infraestrutura que o Curso de Biologia construiu dentro da FURB, com laboratórios, projetos (como o Inventário Florestal Catarinense em convênio com a UFSC), projetos de extensão sobre a fauna catarinense (“Fauna conhecida, Fauna Preservada”) e o acervo bibliográfico da Biblioteca Universitária em constante atualização. Tudo isso proporcionando uma formação de qualidade aos acadêmicos, que podem equivaler-se a profissionais formados por outras instituições de ensino superior do Estado.

 

Agradecemos ao entrevistado, Professor Doutor Sérgio Luiz Althoff, por sua cordialidade e explicações quanto ao tema