Detetives por um semestre: projeto de iniciação científica voltado ao ensino médio usa a química forense

Detetives por um semestre: projeto de iniciação científica voltado ao ensino médio usa a química forense

Foto: FURB TV

O Laboratório de Ensino de Química (LENQUI) da Universidade Regional de Blumenau desenvolve desde outubro de 2022, uma proposta de tutoria universitária: trabalho conjunto entre estudantes do ensino médio e docentes do curso de Química da FURB voltado à iniciação científica, envolvendo oito escolas de educação básica de Blumenau e região.

O projeto intitulado "Educação Científica para formação de estudantes do ensino médio: fomento às vocações científico-tecnológicas no ambiente universitário" é financiado pelo Programa Institucional de Bolsas de iniciação científica no Ensino Médio (PIBIC-EM) do CNPq e conta com nove estudantes bolsistas de iniciação científica júnior (ICJ) e em torno de 35 estudantes voluntários.

No primeiro semestre de 2023, os estudantes participaram da atividade intitulada "Detetive por 1 semestre: aprendendo Química por meio da Química Forense", na qual realizaram experimentos nos laboratórios do curso de Química da FURB referentes aos testes realizados em uma investigação criminal. As atividades incluíram extração de DNA do morango, simulando o sangue da vítima; análise de digitais; luz ultravioleta (UV) para identificar pegadas, simulando a ação do Luminol e a extração e análise de cocaína em cédulas.

O encerramento do primeiro ciclo do projeto, nesta quarta-feira, 28 de junho, contou com a participação da Perita Criminal Bioquímica, Josiane Longo, da Superintendência da Polícia Científica de Blumenau.

Acompanhe na reportagem da FURB TV.