De Elke Hering a Salvador Dali, exposição no Salão Angelim reúne obras da Pinacoteca da FURB

De Elke Hering a Salvador Dali, exposição no Salão Angelim reúne obras da Pinacoteca da FURB

Foto: Vitor Bruckmann

A exposição “Ecos do Passado, Reverberações no Presente: Reflexões a partir da Pinacoteca da FURB” está de portas abertas para a comunidade até o dia 6 de julho, no Salão Angelim da Biblioteca Universitária, no Campus 1. A mostra celebra os 60 anos da universidade e reúne 49 obras de arte provenientes do acervo da Pinacoteca da FURB.

A exposição é uma homenagem à trajetória cultural da universidade, materializada em sua vasta coleção de arte, que reúne mais de 400 obras de alguns dos principais artistas de Blumenau e de Santa Catarina, como Elke Hering, Élio Hahnemann e Juarez Machado, além de nomes de prestígio nacional e internacional, como Di Cavalcanti, Alfredo Volpi e Salvador Dali. A curadoria da exposição coube à pesquisadora Daiana Schvartz, egressa do curso de Artes Visuais da FURB, e ao chefe da Divisão de Cultura da instituição, Ruan Rosa. Além de socializar o patrimônio artístico da FURB, a exposição também se propõe a retratar um panorama do cenário das artes visuais em Blumenau e região a partir das memórias preservadas pela universidade.

Ruan Rosa, chefe da Divisão de Cultura da FURB, explica que a Pinacoteca universitária se constituiu por meio dos trabalhos desenvolvidos na biblioteca da instituição por dois personagens centrais: Braulio Maria Schloegel, que ocupou o cargo de diretor da biblioteca por quase três décadas e foi vice-reitor da instituição (1982 – 1986), e Vilson Nascimento, crítico de arte que trabalhou na instituição durante a década de 1970. “Juntos, eles organizaram salões, mostras de arte contemporânea e receberam muitas exposições, em promoções da universidade ou em parceria com galerias, como a galeria Açu-Açu, primeira galeria de arte do Estado. E assim essa coleção foi se constituindo desde 1969 até os dias de hoje”, conta Rosa.

A exposição segue até o dia 6 de julho no Salão Angelim, na Biblioteca Universitária, Campus 1 da FURB. A visitação é gratuita e aberta à comunidade nos horários de funcionamento da biblioteca: de segunda a sexta-feira, entre 8h e 21h45; aos sábados, entre 9h15 e 13h.