DCE da FURB convoca manifestação pró-federalização

DCE da FURB convoca manifestação pró-federalização

Foto: CMC

O Diretório Central dos Estudantes (DCE) da FURB convida os estudantes de Blumenau e região para uma manifestação pacífica pró-federalização, nesta quinta, 31 de março, às 17h45, no pátio em frente à Biblioteca Universitária, no campus 1, à Rua Antônio da Veiga, em Blumenau.
 
A manifestação tem como objetivo demonstrar o apoio à criação da Universidade Federal do Vale do Itajaí, a partir da estrutura da Universidade Regional de Blumenau. O projeto de lei (PL 3774/21) tramita no Ministério da Educação e o prazo para aprovação/criação da UFVI é abril. “Defendemos o desenvolvimento da região do Vale e mais acessibilidade à educação superior da nossa comunidade”, destaca o DCE.
 
Entre as vantagens de ter uma nova universidade federal no Vale está a possibilidade de um incremento de R$ 400 milhões/ano, que passariam a circular na economia local. Também, com o incremento do orçamento público, vem a criação de 2.500 novas vagas de emprego (segundo a base do SIGAD, com dados do IBGE e Ministério da Economia). A atração e manutenção de mão de obra qualificada para a região e oportunidade de 15 mil pessoas acessarem o ensino superior gratuito, de qualidade, em 50 cursos diferentes, em uma instituição pública e gratuita de qualidade com estrutura completa para ensino, pesquisa e extensão. (Fonte: Comitê de Federalização da FURB)
 
“Nossa bandeira é única: criar uma Universidade Federal no Vale do Itajaí”, diz o DCE da FURB. 
 
Para esclarecer a atual situação do processo de federalização da Universidade de Blumenau e para organizar manifestações de apoio dos acadêmicos ao projeto, o DCE promoveu uma reunião com a reitora Marcia Sardá Espindola, na segunda-feira, 28 de março. A reitora conversou com os estudantes e explicou as condições que possibilitam a federalização.
“A FURB optou por ser uma instituição dentro do regime jurídico público, com isso, nos tornamos uma autarquia municipal. As instituições criadas antes da constituição de 88, mesmo sendo públicas, podem cobrar mensalidades, enquanto as instituições públicas criadas depois da constituição de 88, não podem cobrar mensalidades. Então a FURB se tornou pública, mas já tinha sido criada antes da constituição de 88, portanto suas receitas vêm das mensalidades. O apoio à federalização é extremamente importante para o projeto se concretizar”, pontuou a reitora Marcia.
 
Apoio à federalização
 
Já manifestaram apoio à federalização por meio de cartas e ofícios, a Associação Empresarial de Blumenau (Acib); Associação Médica de Blumenau (AMBL); Associação de Micro e Pequenas Empresas (AMPE); Associação dos Municípios do Vale Europeu (AMVE); Associação dos Professores da FURB (APROF); Associação dos Servidores da FURB (ASEF); Associação de Imprensa do Vale do Itajaí (Assimvi); Associação dos Economistas de Blumenau; Câmara de Vereadores de Blumenau; Câmara de Vereadores de Gaspar; CDL Blumenau; Conselho de Educação de Blumenau; Conselho Regional de Economia (Corecon/SC); Conselho Regional de Enfermagem (COREN); Conselho Regional de Administração (CRA); Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (CREA-SC); Conselho Regional de Educação Física de Santa Catarina (CREF 3); Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito 10); Diretório Acadêmico Clóvis Bevilaqua (Daclobe); Centro Acadêmico de Medicina; Diretório Central dos Estudantes (DCE/FURB); Fórum dos Trabalhadores; Intersindical; OAB Blumenau; Sindicato dos Servidores Públicos do Ensino Superior de Blumenau ( Sinsepes); União Blumenauense das Associações de Moradores (Uniblam).
Deputados catarinenses, Ismael dos Santos, Ivan Naatz, Laércio Schuster e Ricardo Alba também manifestaram apoio ao movimento.
 
Cartas de apoio também foram encaminhadas pelos prefeitos Arão Josino da Silva, de Ascurra; Kleber Wan-Dall, de Gaspar; Valmir Zirke, de Guabiruba; André Moser, de Indaial; Ércio Kriek, de Pomerode; Valcir Ferrari, de Rodeio e Jorge Stolf, de Rio dos Cedros. 
 
Projeto de Lei 
 
Em outubro de 2021, o senador Jorginho Mello apresentou no Senado Federal o Projeto de Lei (PL 3774/21) que autoriza o Poder Executivo a criar a Universidade Federal do Vale do Itajaí (UFVI) a partir da estrutura da Universidade de Blumenau, subordinada à prévia consignação, no Orçamento da União, das dotações necessárias ao seu funcionamento. 
 
No link do PL 3774/21 é possível manifestar apoio à causa.