Curso de Jornalismo celebra 50 anos do Santa

Curso de Jornalismo celebra 50 anos do Santa

Foto: CMC

Nesta quarta-feira, 22 de setembro, o Jornal de Santa Catarina comemora 50 anos. Para marcar a data, o curso de Jornalismo da Universidade Regional de Blumenau (FURB) organizou um bate papo ao vivo com o coordenador do Santa, Augusto Ittner, os colunistas Evandro de Assis e Pedro Machado e as professoras Roseméri Laurindo e Magali Moser, repórteres do Santa nos anos 1980 e 2000, respectivamente.  
 
A conversa será transmitida pela FURB TV no YouTube, a partir das 20 horas.
 
A organização do evento foi feita em conjunto pelos alunos da 4ª fase de Jornalismo, FURB TV e NSC. A atividade é aberta para toda a comunidade e durante a live os estudantes apresentam um breve documentário sobre os 50 anos do jornal e depoimentos de profissionais que fizeram parte da história do periódico.
 
“O Santa tem uma participação importante no processo de profissionalização do Jornalismo no Estado já que quando foi criado, em setembro de 1971, não existiam cursos de jornalismo em SC. Revisitar sua história é uma forma de olhar para o passado vislumbrando caminhos para o futuro, especialmente num momento de pós verdade e desinformação”, pontua a professora Magali Moser, que desenvolveu a atividade com os estudantes da FURB, na disciplina Gêneros Jornalísticos.
 
Também em comemoração aos 50 anos de fundação, o grupo NSC lançou uma campanha e publicou uma reportagem que projeta como será a Blumenau das próximas cinco décadas.
Na sexta-feira, dia 24, a abertura de uma exposição no Neumarkt Shopping relembra as capas históricas do Santa. No mesmo local estarão cartas escritas por estudantes da rede pública de Blumenau sobre como imaginam a Blumenau de 2071.
 
No sábado, dia 25, será publicado um caderno especial encartado à edição de fim de semana com uma série de reportagens especiais, “com direito a um minidocumentário e produções multimídia. Esse caderno estará à disposição na exposição”, informa o coordenador, Augusto Ittner.