Curso de curta duração da FURB atrai estudantes de outros países e de diferentes regiões do Brasil

Curso de curta duração da FURB atrai estudantes de outros países e de diferentes regiões do Brasil

Foto: Luciano Cerin

No curso de curta duração em Taxonomia e Cultivo de Glomeromycota os estudantes aprendem a identificar fungos e a cultivar esses seres vivos. Ministrado pelo professor Sidney Stürmer, um dos mais conceituados estudiosos da área, o curso acontece esta semana, até o dia 8 de dezembro, na Universidade Regional de Blumenau (FURB).

“O curso é teórico-prático e vai auxiliar os participantes a identificar esses fungos. Além disso, eles estão aprendendo também como cultivar, como crescer esses fungos em laboratório ou em caso de vegetação, associados com uma planta que também auxilia no processo de identificação”, explica o professor.

O curso é oferecido pela FURB desde 2010, e é uma referência internacional na área, atraindo profissionais de diferentes localidades. Isso porque a Coleção Internacional de Cultura de Glomeromycota (CICG) que está abrigada na FURB é a segunda maior coleção viva destes fungos no mundo. “A primeira é a norte-americana e a segunda é a nossa”, confirma Stürmer.

Este ano, o curso atraiu técnicos e estudantes de todas as regiões brasileiras e, também, de países como Chile, Colômbia, Costa Rica e México.