Cultura no idioma e nos sabores: estudantes da Etevi participam de aula-show de nutrição sobre gastronomia espanhola

Cultura no idioma e nos sabores: estudantes da Etevi participam de aula-show de nutrição sobre gastronomia espanhola

Foto: ETEVI FURB

Os estudantes da turma do segundo ano do Ensino Médio da Etevi participaram de uma aula-show de Culinária promovida pelo projeto Supravita - Educa na última quinta-feira, 6 de junho, no Laboratório de Gastronomia do Campus 3 da Universidade Regional de Blumenau (FURB). A aula-show foi conduzida pelos integrantes do projeto Supravita - Educa em parceria com os alunos que cursam a disciplina “Projeto Integrado 2” da Graduação em Nutrição. O projeto integra o programa de extensão DoceVita, que atua na promoção de ações de autocuidado entre os adolescentes.

As atividades do projeto foram inseridas na rotina dos estudantes a partir das aulas de Língua Espanhola, por meio das Trilhas de Aprofundamento contempladas no novo Ensino Médio. Na disciplina, os estudantes aprofundaram o conhecimento sobre a cultura dos países em que se fala espanhol a partir da pesquisa sobre os alimentos e a gastronomia típica de tais países. A partir desse processo de pesquisa, os alunos levaram receitas típicas para a sala de aula e elegeram as tapas espanholas como o prato a ser reproduzido na prática. A professora de espanhol da Etevi Ana Maria Sackl explica que esse é um prato típico que utiliza ingredientes produzidos nas províncias espanholas. Na avaliação da professora, a atividade permitiu que os estudantes aprendessem sobre geografia, gastronomia e cultura ao mesmo tempo.

Para a reprodução da receita, os profissionais de Nutrição do projeto Supravita-Educa adaptaram o prato escolhido pelos estudantes para uma versão nutricionalmente saudável. A receita foi preparada e degustada durante a aula-show, que utilizou a estrutura do Laboratório de Gastronomia da universidade. A professora do curso de Nutrição da FURB Mariana Campos Martins Machado explica que a intenção é que os alunos possam comparar a composição nutricional da receita original e da receita preparada por eles para, ao degustarem, perceberem que a alimentação saudável é prazerosa. A professora destaca, ainda, o fato de que a alimentação não envolve apenas o aspecto nutricional, mas também está permeada por referências culturais e questões envolvendo a origem dos alimentos, como puderam aprender nas aulas sobre a cultura espanhola.

Além de preparar e degustar as tapas espanholas, os estudantes receberam orientações sobre os riscos do consumo de alimentos processados e ultraprocessados, que possuem altas concentrações de sódio e podem levar ao desenvolvimento de problemas de saúde ao longo do tempo. Como opção de lanche saudável para evitar o consumo de ultraprocessados, os alunos prepararam uma receita de requeijão caseiro, além de aprenderem a higienizar frutas e legumes corretamente, para garantir o consumo seguro. A proposta é incentivar os jovens a terem autonomia para preparar as próprias refeições, além de sensibilizá-los para a necessidade de fazer escolhas saudáveis.