CRIE completa um ano e usuários confirmam importância

CRIE completa um ano e usuários confirmam importância

Foto: Divulgação

O Centro Regional Interprofissional Especializado Pós-Covid (CRIE) foi inaugurado em 26 de agosto de 2021, fruto de um convênio entre a Universidade, o município de Blumenau e o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Vale do Itajaí (CISAMVI). O CRIE está localizado na Rua Samuel Morse, nº 768, no bairro Fortaleza Alta e oferece suporte interdisciplinar para pacientes com sequelas causadas pela Covid-19. O serviço estar disponível para moradores de Blumenau e Botuverá, cidades que compõem a Associação de Municípios do Vale Europeu (AMVE) e aderiram ao convênio.

Neste primeiro ano, 338 pessoas receberam acompanhamento, o que representa uma média de 25 novos pacientes por mês – porém, o serviço tem capacidade de atender 65 novos pacientes todos os meses, o que totalizaria mais de 700 pacientes por ano.

O CRIE reúne profissionais de enfermagem, psicologia, psiquiatria, nutrição, fisioterapia, educação física, farmácia, pneumonolgia, cardiologia, neurologia, entre outros, que seguem oferecendo atendimento mediante orientação ou avaliação de cada área. Quem recebe o acompanhamento, confirma a importância do serviço, como relatam os entrevistados pela FURB TV.

Dados científicos comprovam que de 10% a 20% das pessoas que tiveram Covid-19 sofrem com sequelas por conta da doença. A equipe do CRIE estima que em Blumenau um público entre 13 mil e 26 mil pessoas estejam aptas para receber tratamento que é ofertado por meio do SUS. A recomendação é para buscar informações nas unidades Estratégia Saúde da Família (ESF) e Ambulatórios Gerais da Família (AGF) para, em caso de necessidade, serem encaminhadas para o serviço.

As principais queixas dos usuários são ansiedade; perda de memória; raciocino lento; dificuldade de concentração; déficit visual (vista embaçada); cansaço e fraqueza; dor; cefaleia; alterações no olfato e paladar e insônia.

O agendamento das consultas e exames é feito por meio do Sistema de Regulação, de acordo com o estabelecido na Política Nacional e Estadual de Regulação. A solicitação para acompanhamento deve ser feita na unidade de saúde de referência do paciente, morador de uma das cidades que integram o convênio.

Os critérios para encaminhamento são ter mais de 18 anos; residir em municípios subscritores do contrato de serviço; ter ingressado pelo serviço de regulação municipal; apresentar dois ou mais sintomas relacionados aos critérios de encaminhamento e que tenham iniciado ou permanecido após a fase aguda da Covid-19; apresentar demanda para no mínimo três terapias; aceitar atendimento com acadêmicos (estudantes da Universidade Regional de Blumenau integrados à prestação do serviço) e concordar com os critérios de exclusão e alta do serviço.

(Com informações da prefeitura de Blumenau, assessor de comunicação João Vitor Korc)