A criação de problemas matemáticos pelos estudantes é analisada em novo artigo do PPGECIM FURB

A criação de problemas matemáticos pelos estudantes é analisada em novo artigo do PPGECIM FURB

Foto: Internet

“A problematização é considerada uma atividade de destaque para as aulas de matemática” relata o novo artigo publicado pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da FURB (PPGECIM).

“Teaching Mathematics trought problem posing: Elements of the task” é de autoria da professora da FURB Janaína Poffo Possamai e Norma Suely Gomes Alevatto da Universidade Cruzeiro do Sul de São Paulo.

O artigo publicado na ScienceDirect, plataforma para acesso de revistas científicas da editora anglo-holandesa Elsevier, líder global em informações e análises, trata da importância da problematização no ensino de matemática, destacando que embora seja reconhecida como uma prática relevante, ainda existem aspectos a serem explorados e compreendidos. 

Os resultados sugerem que os professores devem alinhar as atividades de problematização com os objetivos da aula, considerando como as questões apresentadas pelos alunos podem ser melhoradas ou limitadas pelos estímulos dados. 

Essa análise visa aprimorar a prática pedagógica e promover uma abordagem mais eficaz no ensino de matemática.

O PPGECIM tem como objetivo geral qualificar profissionais na área de Ensino, com foco no desenvolvimento de pesquisas e produtos para o ensino das Ciências Naturais e da Matemática e suas tecnologias, para atuar na formação de professores e/ou em processos educativos da Educação Básica à Superior, bem como em contextos de educação não formais.  

Para ler o artigo sobre o Ensino de Matemática e problema: Elementos da tarefa, acesse bit.ly/ElementsOfTheTask