CONSUNI define cessão de terreno para criação de Distrito da Inovação

CONSUNI define cessão de terreno para criação de Distrito da Inovação

Foto: Antônio Carlos Mafalda / SECOM

O Conselho Universitário (CONSUNI) da FURB se reúne na tarde desta quinta-feira (4/4), às 14h, na sala B-108 (Câmpus 1) para definir a cessão de 3 mil metros quadrados do Câmpus 2 ao governo de Santa Catarina, para a construção do edifício-sede do Distrito da Inovação de Blumenau. Terça-feira (2/4), o governador Raimundo Colombo e o Secretário de Desenvolvimento Sustentável, Paulo Bornhausen, lançaram em Florianópolis o plano de instalação de um total de 10 centros de inovação no Estado (foto), com a presença de prefeitos e reitores de várias universidades catarinenses, incluindo o reitor da FURB, João Natel.

 
O projeto se baseia em modelo utilizado na Catalunha, onde governos, empresas de todos os portes e instituições de ensino e pesquisa trabalham juntos, seguindo o conceito de “tríplice hélice” – base do projeto Inova@SC. O governo do Estado calcula investimentos de R$ 42 milhões na etapa de construção dos distritos. Segundo o diretor do Centro de Ciências Tecnológicas, Dagoberto Stein de Quadros – relator do processo que trata da cessão do terreno da FURB –, o objetivo dos distritos da inovação é que a verba estadual destinada para pesquisas através da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc) seja melhor distribuída entre os 10 pólos, impulsionando o desenvolvimento de cada região a partir de suas vocações e potenciais.
 
 
O Distrito de Inovação de Blumenau deve ter uma área total de 395 mil metros quadrados, envolvendo boa parte do bairro Itoupava Seca. No local que pode ser cedida pela FURB por um período de 30 anos – parte do terreno conhecido como Casa Zadrozny –, o plano é construir um Centro de Inovação, edifício-sede do distrito que sediaria pré-incubadoras e incubadoras tecnológicas, escritórios, um auditório e salas de trabalho. Os investimentos também contemplam melhorias urbanísticas no bairro, incentivos para a construção de novos empreendimentos e a criação do Parque Ciliar do Rio Itajaí.
 
A FURB participa desde o início de 2011 do projeto de criação do distrito, em parceria com a Prefeitura Municipal, Associação Empresarial de Blumenau (Acib) e outras entidades. O plano de sediar o pólo blumenauense no bairro Itoupava Seca, a partir do Câmpus 2, foi apresentado em outubro do ano passado na universidade.