CONSUNI aprova cessão de terreno para edifício-sede de Distrito da Inovação

CONSUNI aprova cessão de terreno para edifício-sede de Distrito da Inovação

Foto: Divulgação

O edifício-sede do Distrito da Inovação de Blumenau será construído dentro do Câmpus 2 da FURB, ao lado da Casa Zadrozny, no bairro Itoupava Seca. A proposta foi aprovada nesta quinta-feira (4/4) pelo Conselho Universitário (CONSUNI), órgão deliberativo da FURB. A universidade vai ceder, por 20 anos, 2.992 metros quadrados do terreno ao governo de Santa Catarina, que lançou na última terça-feira (2/4) o projeto Rede Catarinense de Inovação. O objetivo é construir centros de pesquisa em dez cidades do Estado para abrigar incubadoras tecnológicas, laboratórios, centros de treinamento e instituições voltadas à inovação e ao desenvolvimento.

 
Serão investidos R$ 40 milhões para a construção de nove centros de inovação nos municípios de Florianópolis, Joinville, Blumenau, Criciúma, Chapecó, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joaçaba e São Bento do Sul. Em Lages, o edifício-sede já está em construção. O governador Raimundo Colombo prometeu o início das obras para maio, com conclusão até o final de 2014.
 
O Distrito de Inovação de Blumenau deve ter uma área total de 395 mil metros quadrados, envolvendo boa parte do bairro Itoupava Seca. Os investimentos também contemplam melhorias urbanísticas no bairro, incentivos para a construção de novos empreendimentos e a criação do Parque Ciliar do Rio Itajaí. O prédio a ser construído no Câmpus 2 da FURB deve abrigar incubadoras e pré-incubadoras tecnológicas, escritórios, laboratórios, salas de apoio e uso comum, auditório e a diretoria de inovação da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico.