Conhecimento teórico da ação educativa

Conhecimento teórico da ação educativa

Foto: Aristheu Formiga

O Prof. Dr. Norberto Dellabrida participou do o Seminário Integrado de Pesquisa em Educação, do  Programa de Pós-Graduação em Educação, na manhã desta quinta-feira (3/07). Ele falou sobre Produção, circulação e apropriação do conhecimento pedagógico. Para ele, a teorização da prática educativa é feita pela pedagogia. “Sou historiador; meu interesse é compreender as diferentes matrizes do conhecimento pedagógico”, disse Dellabrida.
 
Na sua opinião, é importante saber em que momento histórico são produzidos os conhecimentos pedagógicos, de que forma eles circulam , e como eles são apropriados socialmente. Ele citou, como exemplo, o método da italiana Maria Montissori, que circulou na Europa nos anos 10 e 20 do século passado, chegando ao Brasil na década de 50, através da Escola Nova.
 
Para ele, no Brasil, o Método Montissori foi introduzido pela Igreja Católica em suas escolas, por intermédio de uma polonesa chama Helena Lubienska, discípula de Maria Montissori. “Helena Lubienska era católica, e desenvolveu o método para as escolas católicas, conhecimento que foi apropriado pela Igreja Católica”, disse o professor.
 
Em relação à educação através das novas mídias, Dellabrida defende que a escola deve utilizá-las de forma inteligente, eficaz e filtrada. Para ele, a mídia tem uma lógica própria, que pode ser utilizada pela escola, não apenas através, por exemplo, do Facebook. “Esse processo de utilização das mídias digitais nas escolas não tem volta; utilizo a plataforma Moodle, por exemplo, é uma utilização pedagógica on line”, concluiu.
 
 
Perfil
Noberto Dellabrida possui graduação em História e em Pedagogia, mestrado em História e doutorado em História Social. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos temas: Ensino Secundário em Santa Catarina durante o século XX e Historiografia em Educação. É professor da UDESC.