Congresso discute jornalismo esportivo

Congresso discute jornalismo esportivo

Foto: Divulgação

 
O III Congresso Catarinense de Educação Física, que se realiza  na FURB no período de 11 a 13 de julho, discute neste sábado (12-07) o jornalismo esportivo. O debate ocorrerá das 9 às 12 horas, no Auditório do Bloco J, Campus I, com a presença do radialista e jornalista Washington Luiz de Jesus Reis, do Jornal do Esporte (veja texto abaixo), de Santos (SP), e do jornalista da Radio CBN Blumenau, Vilmar Minozzo. Todos os encontros são gratuitos e abertos a comunidade.
 
 
JORNAL DO ESPORTE : 12 anos de luta pelo esporte amador na região
Criado em 16 de outubro de 1998 pelo atleta e professor de Educação Física, Washington Luiz Jesus dos Reis, inicialmente para divulgar as atividades da escola de atletismo que mantinha em Peruíbe, o Jornal do Esporte cresceu, e atualmente abrange toda a Região Metropolitana da Baixada Santista, e se aproxima de sua 100a. edição.
 
Com uma tiragem de 10.000 exemplares, formato tablóide com 20 páginas à cores, o JE é a única publicação impressa dedicada exclusivamente ao esporte amador, distribuída gratuitamente no litoral paulista.
 
A história do Jornal do Esporte começa na década de 1990, quando o radialista esportivo e atleta amador forma-se em Educação Física, e resolve preparar novos atletas em uma escola de Peruíbe. Da sua decepção com a falta  de divulgação para os eventos que realizava, nasceu a idéia de criar um veículo próprio de comunicação. Era o embrião do Jornal do Esporte, que conhecemos hoje.
 
Munido de muita vontade e determinação, Washington não parou por aí, e em 15/11/2006 fundou a ONG Movimento Esporte Brasil, entidade que atualmente mantêm convênios com Secretaria de Estado de Esporte Lazer e Turismo, garantindo verbas para o desenvolvimento dos projetos sociais que desenvolve na cidade de Peruíbe. (Gilmar Domingos de Oliveira)