Com programação gratuita e acessível, Colmeia promove arte e cultura em Blumenau  

Com programação gratuita e acessível, Colmeia promove arte e cultura em Blumenau  

Foto: Divulgação

Neste final de semana, dias 20 e 21 de agosto, acontece no Teatro Carlos Gomes, em Blumenau, a 9ª edição do Coletivo Laboral Multicultural de Experimentações e Intervenções Artísticas (Colmeia). Serão dois dias de música, exposições de artes visuais, oficinas, teatro, dança, hip hop e outras expressões artísticas reunidas em uma programação totalmente gratuita. O evento retorna ao seu formato tradicional, após dois anos sendo realizado de maneira online, por conta da pandemia de Covid-19.

A parceria do Colmeia com a Universidade Regional de Blumenau (FURB) acontece há alguns anos e, em 2022, contou com o apoio do curso de Design, para o desenvolvimento da identidade visual do evento. Também, neste ano, diversos estudantes dos cursos de graduação da FURB participam do evento como voluntários, estabelecendo entre Coletivo e Universidade um vínculo que reforça as atividades de extensão universitária e forma os estudantes por meio das atividades acadêmico- científico-culturais (AACCs).

Novidades

Com a proposta de seguir ampliando a acessibilidade cultural, o Colmeia promove a 2ª edição da “Rota de Arte Acessível”, que engloba atrações selecionadas com audiodescrição em espetáculo de palhaçaria e mostra de artes visuais, que inclui tour tátil de obras plásticas, bem como a interpretação em Libras em show musical, declamação de poemas e roda de conversa, e impressões em braile de obras literárias.

A novidade para esta edição fica por conta do lançamento da “Rota de Arte para as Infâncias”, pensada para a formação estética e artística de crianças e adolescentes, com ênfase na pluralidade de linguagens e estímulo ao hábito de fruição e consumo de arte e cultura. O evento garante assim que pessoas com deficiência auditiva e visual, bem como sujeitos de todas as gerações possam interagir com os espetáculos e exposições.

A reportagem é da FURB TV, com informações do Coletivo Colmeia.

 

 

Encucação

Na programação, domingo, dia 21, às 11h15, o Grupo Teatral Estações da Vida apresenta a peça “Xô, Encucação”. Dirigida pelo professor Roberto Murphy, a peça busca um antídoto que amenize as maldades da Cuca, fazendo uma metáfora entre a personagem “Cuca”, do Sítio do Pipa Pau Amarelo e as “encucações” da vida.

O grupo Estações da Vida é formado por 15 integrantes, entre usuários da saúde mental de Blumenau, professores, estagiários e profissionais dos CAPS e tem o apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Blumenau, da Associação Enloucrescer, da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da FURB – ITCP/FURB e da Universidade de Blumenau.

O grupo iniciou suas atividades em 2009 com o objetivo de utilizar o teatro como estratégia de reabilitação psicossocial dos usuários dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) em Blumenau. Desde então, já encenou diversas peças e esteve em várias manifestações da Luta Antimanicomial, sempre levantando assuntos que buscam uma maior reflexão e ações assertivas em prol da saúde mental na comunidade. A participação no grupo é aberta a todos os usuários dos CAPS.

Xô Encucação será encenada no Grande Auditório do Teatro Carlos Gomes. durante a realização do Colmeia 2022.

Para conhecer a programação completa e demais informações acesse o Instagram do Colmeia, @coletivocolmeia. Entrada gratuita.