Coletivo Criativo apresenta campanha pela valorização do audiovisual catarinense

Coletivo Criativo apresenta campanha pela valorização do audiovisual catarinense

Foto: Divulgação

Depois de passar quatro dias trabalhando intensamente no início do mês de junho, com convidados como o cineasta David Schurmann e o pesquisador Alfredo Manevy, o projeto de extensão da FURB Coletivo Criativo organizou a apresentação da campanha desenvolvida em parceria com o Sindicato da Indústria Audiovisual de Santa Catarina, o Santacine, na última sexta-feira, 08 de julho. A campanha tem como mote "Histórias além das telas" e o objetivo é a valorização do audiovisual catarinense.

Na apresentação, estudantes e professores que participaram da elaboração da campanha trouxeram as estratégias desenvolvidas em ações físicas (pôsteres, camisas, canecas, visitas ) e digitais (sites, redes sociais) para garantir que o audiovisual de Santa Catarina ganhe representatividade e relevância nacional.

Eles apresentaram o selo do projeto, que marca a “produção audiovisual catarinense" ilustrado com um rolo de filme estilizado e uma araponga, ave símbolo do estado de Santa Catarina. O selo serve para criar uma identidade institucional e deverá ser usado para identificar as produções que tiveram impacto no panorama catarinense, auxiliando na geração de empregos e arrecadação de tributos.

Também foi apresentada a plataforma digital, chamada de Take 295, que tem como objetivo reunir as informações do audiovisual catarinense, além de exibir a rota audiovisual – os locais em que filmes catarinenses foram gravados – e traz uma lista de produções, chamada de 295 Flix, que possibilita a exibição de obras realizadas no Estado.

A campanha prevê ainda a realização de ações como visitas técnicas aos sets de produção e aproximação com influenciadores catarinenses para apresentação de rotinas e processos criativos, entre outras coisas.

O projeto de extensão Coletivo Criativo tem como objetivo desenvolver a cultura criativa na Universidade e na comunidade, desenvolvendo profissionais capacitados para atuar no mercado de trabalho. O coordenador do projeto, Maka Werner, em um vídeo produzido para a campanha, falou sobre a dinâmica do projeto: " nós utilizamos os conceitos de inovação aberta para gerar solução para algum tipo de desafio que nos foi proposto. No caso do Santacine, nós temos o objetivo muito claro de reforçar a imagem da indústria audiovisual de Santa Catarina e trabalhamos durante quatro dias, na primeira etapa, com pessoas de várias áreas diferentes, com vários fluxos de conhecimentos diferentes, que foram propondo soluções para esse desafio", comenta Maka.

Para Aline Belli, presidente do Santacine, a campanha criada pelo Coletivo Criativo ficou incrível, “acho que eles conseguiram chegar em várias ideias legais, que trabalham a valorização do audiovisual catarinense e trabalham nossas histórias. E existem muitas campanhas que podem derivar dessa, podemos trabalhar com games, animação, longa-metragem, porque tem muitas coisas bacanas nascendo em Santa Catarina, que merecem ser compartilhadas, o investimento está chegando e de pouco em pouco estamos construindo histórias que estão ganhando o mundo", afirma Aline.

Texto: Thiago Marques, da Agência de Notícias do curso de Jornalismo

Imagem: Coletivo Criativo FURB