Circuito Regional une orquestras em concertos gratuitos

Circuito Regional une orquestras em concertos gratuitos

Foto: Eduardo Sofiati

Roberto Rossbach e Luiz Lenzi são maestros da Orquestra da FURB. Roberto também rege a Orquestra Prelúdio, da Escola de Música do Teatro Carlos Gomes; e Luiz, a Orquestra da Câmara Municipal de Timbó. Paulo Lira toca viola na Orquestra da FURB e é o regente da Orquestra da Câmara Municipal de Indaial.

 
Todas essas ligações resultaram em um projeto inédito que estreia no próximo domingo (19/8), às 19h, na Igreja Luterana Ressurreição, no centro de Timbó: o Circuito Regional de Orquestras. O programa começa com os anfitriões, seguidos pela Orquestra da FURB, promotora do evento. No final, mais de noventa músicos das quatro orquestras vão se unir para tocar peças de Marc-Antoine Charpentier, Joseph Haydn e Heitor Villa-Lobos.
 
“Todas essas orquestras tocam muito pouco, e fomos buscando maneiras, motivos para nos apresentar mais. O circuito será de fato uma grande integração entre os músicos”, explica Rossbach, que também é professor do curso de Música da FURB.
 
As quatro orquestras tem ensaiado as três composições separadamente. Apenas no dia 19, antes do concerto em Timbó, haverá um ensaio geral. “Acho que vamos sobreviver”, brinca Rossbach.
 
Apresentações
Depois de Timbó, a próxima apresentação pelo Circuito Regional de Orquestras será em Indaial, em local ainda não definido, no dia 23 de setembro (domingo). O Teatro Carlos Gomes, em Blumenau, recebe o evento no dia 21 de outubro – também domingo –, às 19h.A exemplo de Timbó, as orquestras anfitriãs abrem a apresentação, seguidas pela Orquestra da FURB, com o encerramento unindo os quatro grupos.
 
Todos os concertos são gratuitos.
 
Circuito Regional de Orquestras