Cine-Debate apresenta o argentino Zama, nesta quarta, 15.  

Cine-Debate apresenta o argentino Zama, nesta quarta, 15.  

Foto: Divulgação

 

Nesta quarta tem Cine-Debate na FURB, com o filme argentino Zama, de 2017. Com direção e roteiro de Lucrecia Martel, Zama é baseado no livro de Antonio de Benedetto, jornalista e escritor argentino que faleceu em 1986. Benedetto escreveu Zama em 1956 e o livro é considerado sua obra prima. Conta a história de Don Diego de Zama (Daniel Gimenez Cacho), ambientada no fim do século 18. Zama é um oficial da Coroa Espanhola que deseja partir para Buenos Aires, mas a carta do rei autorizando sua remoção, não chega nunca. Assim, ele se junta a um grupo de soldados para ir à caça de um perigoso bandido e explorar terras distantes habitadas por índios selvagens. 

A diretora e roteirista Lucrecia Martel mudou-se para Buenos Aires em 1986, para cursar a Escola Nacional de Cinematografia, realizou curtas e séries para a televisão argentina. Já consagrada na direção, em 2019, foi nomeada a presidente do júri da 76ª edição do Festival de Cinema de Veneza.  

Zama tem 1h55 de duração e no elenco, além de Daniel Giménez Cacho, estão Lola Dueñas e Juan Minujin. A classificação indicativa é 14 anos. 

O Cine-Debate é realizado sempre às quartas-feiras, às sete horas da noite, no Espaço de Cinema e Vídeo da Biblioteca Universitária, no campus 1 da FURB. A entrada é gratuita e após a exibição do filme o estudante do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional, Mateus Nuss, conduz o debate.   

Mais informações pelo endereço cultura@furb.br