CEOPS será parceiro da prefeitura de Blumenau em novo sistema de alerta

CEOPS será parceiro da prefeitura de Blumenau em novo sistema de alerta

Foto: Leo Laps

O CEOPS (Centro de Operações do Sistema de Alerta da Bacia do Itajaí) será parceiro da Prefeitura Municipal de Blumenau no Sistema de Monitoramento e Alerta de Eventos Extremos (AlertaBlu), que vai monitorar as condições meteorológicas no município e emitir alertas para a população – via website, redes sociais, e-mail e SMS – em caso de eventos naturais de risco, como chuvas e deslizamentos. O objetivo é integrar as informações já geradas pelas nove estações do CEOPS em Blumenau com as das 17 unidades que serão implantadas a partir deste semestre pela empresa paulista Squitter, vencedora do edital público de licitação aberto em julho do ano passado.

 
O convênio foi proposto no início da tarde desta quarta-feira (6/2), na reitoria da Universidade Regional de Blumenau (FURB), pelo reitor João Natel e por Marcelo Schrubbe, secretário municipal de Defesa do Cidadão (pasta criada este ano, absorvendo Geologia e Defesa Civil). O encontro teve ainda a participação do coordenador do CEOPS, professor Hélio dos Santos, e de funcionários e diretores da Squitter, que possui contrato de cinco anos com o município. A empresa atua também no Sistema Alerta Rio, da Prefeitura do Rio de Janeiro, que foi visitado pelo prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes, e pelo próprio Schrubbe em janeiro deste ano.
 
O AlertaBlu será formado por uma rede de 16 sensores para medição dos volumes de chuva e nível dos rios e ribeirões, com envio de dados em tempo real, além de uma estação meteorológica e uma central de operações. Os equipamentos serão distribuídos entre as cinco principais microbacias de Blumenau, e vão dar mais embasamento para as decisões da Defesa Civil do município.
 
Referência
Criado na década de 1980, o CEOPS é o principal responsável pela coleta de dados sobre a chuva e o nível dos rios da Bacia do Itajaí, sendo referência para as defesas civis de Santa Catarina. O órgão conta com uma equipe de dez integrantes, entre professores doutores e ex-alunos de graduação da FURB. Atualmente, o sistema do CEOPS é composto por um total de 16 estações telemétricas espalhadas por municípios como Rio do Sul, Ituporanga, Brusque e Ibirama.