Camerata seleciona novos integrantes

Camerata seleciona novos integrantes

Foto: CMC

A Camerata de Violões da Universidade Regional de Blumenau (FURB) está com inscrições abertas para novos integrantes. A data das audições é dia 17 de agosto, próxima terça-feira, às 15 horas, na sala R 230, no campus 1 da FURB.

 

Além da inscrição no formulário oficial os interessados deverão tocar duas músicas solo, fazer leitura musical, de partitura, à primeira vista, e uma conversa com o coordenador da Camerata e professor do curso de música, Renator Mór.

 

Música de câmara e violão como instrumento de concerto 

 

A Camerata de Violões da FURB é um dos grupos permanentes de produção artística e cultural da FURB e divulga a cultura do violão, a difusão da música de câmara e incentiva o desenvolvimento técnico e musical de jovens talentos universitários.

É composta por quatro violonistas estudantes da Universidade e se apresenta em eventos acadêmicos, artísticos e culturais, em várias cidades do estado de Santa Catarina.

 

Se você tem interesse em levar a Camerata de Violões da FURB para seu evento, entre em contato através do e-mail cultura@furb.br.

 

Inscrições gratuitas para novos integrantes aqui

 

Camerata

 

Uma camerata é um encontro de músicos que se unem pelo prazer de tocar. O termo é de origem italiana e significa camaradagem. O termo "camerata" é aplicado para designar pequenos grupos que praticam e executam música de câmara. A música de câmara, por sua vez, corresponde à música destinada a pequenos espaços e público não muito numeroso, ao contrário da música sinfônica ou orquestral que é mais apropriada a grandes ambientes por gerar uma sonoridade mais imponente.

 

Assim, pequenos grupos musicais como duos, trios, quartetos, quintetos e até pequenas orquestras ou grupos vocais podem ser incluídos na categoria música de câmara.

O quarteto de cordas com dois violinos, viola e violoncelo é a principal manifestação da música de câmara e tem recebido a devida atenção dos compositores desde o século XVIII.

Por seu caráter intimista e sonoridade muito nítida a música de câmara é considerada pelos instrumentistas como um gênero difícil e desafiador, capaz de revelar de forma singular e implacável as capacidades técnicas e a personalidade musical de quem a executa.