Caixa com 20 discos e um livro celebram a obra de Ary Barroso

Caixa com 20 discos e um livro celebram a obra de Ary Barroso

Ary Barroso deixou uma obra extensa, resultado da versatilidade que tinha para se expressar nas mais diversas linguagens: de locutor esportivo a roteirista de radionovela, passando por apresentador de programa de calouros, político e letrista prolífico.

No entanto, o autor de “Aquarela do Brasil” teve sua imagem retida no imaginário popular pela rigorosidade demonstrada ao comandar o programa Calouros em Desfile. Mas por trás dessa figura geniosa havia um homem irreverente, que, como locutor esportivo, preferia trocar o tradicional grito de gol pelo som estridente de uma gaita.

Neste mês de fevereiro, o artista mineiro é relembrado pelos 50 anos de seu falecimento, e sua obra é celebrada com a caixa Ary Barroso – Brasil Brasileiro (Novodisc), que reúne 316 fonogramas originais, compilados em 20 discos, e mais um livro que organiza todos os dados referentes à discografia do artista.

Nos bastidores desse resgate histórico está o pesquisador paulista Omar Jubran (60), que dedicou 12 anos a essa empreitada, divididos entre pesquisas a fim de levantar e reunir as canções do artista, que se mantinham espalhadas e sem registros, e todo o processo de remasterização, realizado pelo próprio pesquisador de maneira autodidata.

 

Fonte: saraivaconteúdo.com.br