Bolsistas UNIEDU podem renovar bolsas até o final da graduação, prazo encerra em 26 de fevereiro

Bolsistas UNIEDU podem renovar bolsas até o final da graduação, prazo encerra em 26 de fevereiro

Foto: CCM/FURB

A partir desta segunda-feira, 19 de fevereiro, os estudantes de graduação regularmente matriculados na FURB, contemplados com bolsas UNIEDU do Art. 170 e Art. 171 poderão renovar a bolsa. O prazo para realizar o recadastro é de oito dias e encerra em 26 de fevereiro.

Bolsas de Estudo 170/171 e Licenciatura 171 podem ser renovadas até o fim previsto para o curso, desde que o estudante atenda aos critérios de renovação. Bolsas Pesquisa/Extensão 170/171 podem ser renovadas até o final do projeto.

O estudante tem a opção de renovar ou não a bolsa. Ao optar pela permanência no UNIEDU, não se cadastra no novo programa de assistência financeira de Santa Catarina: o Universidade Gratuita.

De acordo com a Secretaria de Estado da Educação (SED), com as alterações no Decreto 450/24 os bolsistas UNIEDU também garantem o recurso até o final da graduação, desde que renovem os cadastros semestralmente e permaneçam atendendo os requisitos obrigatórios para  permanecer no programa, como atender critérios de renda familiar e ter aprovação em 75% das disciplinas cursadas no semestre.  

O calendário de concessão das bolsas prevê que a análise dos documentos apresentados ao cadastro seja feita entre 27 de fevereiro a 03 de março; sendo os dias 04 e 05 de março reservados aos ajustes cabíveis da documentação do estudante. As bolsas são retroativas ao semestre e estar regularmente matriculado é o primeiro passo para efetuar a renovação.

Os estudantes PROESDE não poderão renovar os cadastros, pois os projetos encerraram em dezembro de 2023.

As informações estão no site www.furb.br/uniedu

A Coordenadoria de Assuntos Estudantis (CAE) está à disposição para tirar dúvidas e auxiliar no processo.

Passo a passo

- Estar regularmente matriculado

- Bolsas de Estudo 170/171 e Licenciatura 171 podem ser renovadas até o fim previsto para o curso, desde que o estudante atenda aos critérios de renovação.

- Bolsas Pesquisa/Extensão 170/171 podem ser renovadas até o final do projeto.

- A renovação da bolsa será de acordo com a regra de classificação aplicada no segundo semestre de 2023

- Efetuar o recadastro no sistema na SED, apresentando a documentação solicitada

- Apresentar documentos comprobatórios das atividades dos projetos vinculados às bolsas.

- Renovar semestralmente o benefício, de acordo com o edital de cadastramento/recadastramento e conforme o cronograma publicado pela SED em seu site.

- Fica garantida a continuidade do direito aos benefícios, desde que cumpridos os requisitos legais, aos estudantes classificados de acordo com a regra de classificação aplicada no segundo semestre de 2023

- Opção em renovar ou não

- O percentual de bolsa de Estudo 170, Estudo 171 e Licenciatura 171 depende do Índice de Carência do candidato, as bolsas variam entre 100% e 25%.

 - Os estudantes de Edital FUMDES de turmas especiais, com direito a gratuidade, permanecem sem alterações conforme seus editais.

UNIEDU

O UNIEDU, programa do Estado de Santa Catarina executado pela Secretaria de Estado da Educação (SED), teve suas leis revogadas, e os Artigos 170 e 171 da Constituição Estadual agora são fundamentados pela Lei Complementar 831/2023 e a Lei 18.672/2023.

Acesse e saiba mais Guia de Orientações (furb.br)

Universidade Gratuita

O Programa Universidade Gratuita é uma iniciativa do Governo de Santa Catarina que oferece formação superior gratuita aos estudantes. O primeiro critério para concorrer às bolsas é estar regularmente matriculado em um curso de graduação presencial nas instituições universitárias cadastradas no programa. Em Blumenau e região, a FURB é a única universidade habilitada ao Universidade Gratuita. 

Lançado em 2023, ele substituiu o UNIEDU, o programa de bolsas universitárias do Estado. 

Saiba mais sobre os programas na reportagem.