Avaliadoras selecionam projetos para final do Prêmio Arte na Escola Cidadã

Avaliadoras selecionam projetos para final do Prêmio Arte na Escola Cidadã

Foto: Divulgação

Depois de três dias de trabalho, foi encerrada nesta quinta-feira (1/8), na FURB, a seleção dos candidatos da região Sul para o 14º Prêmio Arte na Escola Cidadã, que tem cerimônia agendada para o dia 25 de outubro, no Museu de Arte do Rio de Janeiro (RJ). Sob supervisão de Renata Arliani, do Instituto Arte na Escola de São Paulo, duas avaliadoras verificaram 77 projetos educativos nas áreas de Artes Visuais, Música e Teatro e Dança, enviados por professores de escolas do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

 
Ao todo, mais de 800 projetos foram inscritos no país. Segundo as avaliadoras, o uso de conceitos e elementos da arte contemporânea – incluindo hip-hop, pop art e outros estilos – está cada vez mais presente nos projetos enviados.
 
Serão premiados os melhores projetos das categorias educação infantil, fundamental 1 e 2, ensino médio e alfabetização e educação de jovens e adultos. Os professores premiados receberão R$ 10 mil, além de publicações e participação no evento de premiação. Já as escolas vão ganhar um computador, uma câmera fotográfica e uma filmadora, além de 30 DVDs especialmente selecionados pelo Instituto Arte na Escola. Um documentário também será produzido nas escolas vencedoras (conheça os inspiradores projetos que venceram o concurso em 2012).
 
Pioneiro
A FURB tem um dos pólos pioneiros da Rede Arte na Escola no país, fundado há 20 anos e coordenado pela professora Rozenei M. W. Cabral. Através de três subprojetos – Formação Continuada, Jogo Teatral na Escola e Midiateca – o programa de extensão auxilia professores através do desenvolvimento de práticas e materiais didáticos e encontros para formação no ensino de Artes nas escolas.
 
Para saber mais sobre o Projeto Arte na Escola da FURB, entre em contato pelo telefone (47) 3321-0692, ou visite a sala S-111, no Câmpus 1.