Aula Magna do Programa de Pós-Graduação em Direito da FURB discute desafios da pesquisa jurídica no Brasil

Aula Magna do Programa de Pós-Graduação em Direito da FURB discute desafios da pesquisa jurídica no Brasil

Foto: Direito FURB

O Programa de Pós-Graduação em Direito da FURB (PPGD/FURB) promoveu aula-magna da turma de 2024 do Mestrado em Direito no dia 15 de agosto, quinta-feira. A aula foi ministrada pela Profa. Dra. Samyra Haidêe Dal Farra Naspolini, presidente do Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito (Conpedi), e abordou o tema “impactos e desafios da pesquisa jurídica no Brasil contemporâneo”. O evento foi realizado no auditório do bloco J e contou com a presença de estudantes de graduação e pós-graduação, além de representantes da Reitoria e do Centro de Ciências Jurídicas.

Naspolini explica que o Plano Nacional de Pós-Graduação aponta a necessidade de diminuir as assimetrias regionais e ampliar a inclusão nos programas de mestrado e doutorado no país, além de aproximar as universidades das comunidades em que estão inseridas. Entre os principais desafios a serem enfrentados pela pesquisa na área jurídica estão a concentração de programas de pós-graduação nas regiões Sul e Sudeste, as dificuldades em manter os alunos vinculados aos programas e a diminuição da procura por programas de Mestrado e Doutorado, realidade verificada também em outras áreas de conhecimento. A pesquisadora avalia que a quantidade de programas de pós-graduação em Direito no Brasil é insuficiente para atender ao objetivo de formar docentes para os cursos de graduação, tendo em vista que existem mais de 2 mil cursos de graduação em Direito no Brasil, enquanto os programas de pós-graduação na área não chegam a 300.

https://youtu.be/Qm74weBOpF4

 

Sobre o PPGD/FURB

O Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Regional de Blumenau (FURB) iniciou suas atividades em dezembro de 2020 e já formou cerca de 60 mestres em Direito. O programa adota “Direito Público e Constitucionalismo” como área de concentração e possui duas linhas de pesquisa: “Estado Democrático e Políticas Constitucionais” e “Jurisdição Constitucional e Direitos Fundamentais”. O coordenador do programa, professor Leonardo da Rocha de Souza, ressalta que uma das preocupações do programa é conduzir pesquisas que produzam impacto social e sejam capazes de propor soluções para os problemas da sociedade. Na avaliação do vice-reitor da FURB, professor Marcus Vinicius Marques de Moraes, a qualidade do corpo docente é um dos diferenciais do Mestrado em Direito oferecido pela universidade.