Atletismo garante FURB entre as três melhores dos Jogos Universitários Catarinenses

Atletismo garante FURB entre as três melhores dos Jogos Universitários Catarinenses

Foto: Divulgação

E quando tudo se encaminhava para uma colocação abaixo do normal nos Jogos Universitários Catarinenses (JUCs) 2013, eis que surge o atletismo e confirma a Universidade Regional de Blumenau (FURB) como uma das forças do esporte universitário do Estado. A competição encerrou no último final de semana (10 e 11/8) com a disputa do atletismo, em Itajaí. Os atletas da FURB conquistaram sete medalhas na modalidade, resultado que deixou a universidade blumenauense entre as três melhores de Santa Catarina, atrás apenas da Udesc (1ª) e da UnoChapecó (2ª).
 
O principal destaque da equipe furbiana foi Daniel da Silva Carvalho, que conseguiu dois ouros nas duas provas mais rápidas do atletismo, os 100m rasos (10.8s) e os 200m rasos (22.5s). O experiente Moacir Zimmermann confirmou o favoritismo e também levou o ouro nos 10 km da marcha atlética, com o tempo de 40min36s.
 
Fabio Aguiar (10 km da marcha atlética) e Pedro Nascimento (salto em distância), ganharam a prata. Fechando a participação da FURB, Angelica Christ foi prata nos 1.500m rasos e bronze nos 800m rasos.
 
Soma
A competição reuniu cerca de 1 mil atletas entre os meses de julho e agosto com disputas em Blumenau, Itajaí e na cidade sede, Caçador. Os estudantes esportistas defenderam suas instituições de ensino superior nas modalidades de judô, xadrez, natação, atletismo, basquete, handball, futsal, vôlei e basquete 3x3.
 
Além do atletismo, a FURB conquistou pontos com as meninas do handebol, que venceram a UnoChapecó na final por 36 a 19 e garantiram o título da competição, e com o  basquete masculino, campeão invicto. Nas provas da natação realizadas em julho, no Complexo do SESI, em Blumenau, a cidade ficou na 3ª colocação geral. As modalidades coletivas já têm vaga garantida para os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), que acontecem em outubro, na cidade de Goiânia (GO). Já para o atletismo e a natação cada atleta será classificado por índice técnico.