Arte e cultura para a comunidade em novembro, na Universidade de Blumenau

Arte e cultura para a comunidade em novembro, na Universidade de Blumenau

Foto: Jornalismo

Des(gra)vios, exposição que reúne trabalhos em litografia, desenvolvidos pelos estudantes Alex Eich, Giulia Hoc de Andrade, Luana Boeing, Michelle Caroline de Souza e Kevin Costa, sob orientação do professor Pedro Gottardi, está aberta à visitação no saguão do bloco A, campus 1 da Universidade de Blumenau. A proposta de Des(gra)vios é trabalhar vários aspectos físicos e mentais que provém do corpo, permeando as visões de cada artista expositor. A exposição fica aberta à visitação até o dia 25 de novembro, a entrada é gratuita e aberta à comunidade.

 

[In]Fixo

Já com direção artística da bailarina Maria Augusta Di Giácomo, a Cia de Dança Mov In, deEspetáculo InFixo Blumenau, faz a estreia do Espetáculo [In]Fixo na FURB, na sala S-113, a ‘caixa preta’ da Universidade, localizada no campus 1. O evento começa às sete horas da noite, no dia 12 de novembro, é gratuito e aberto ao público geral.

“Vamos apresentar o primeiro espetáculo da Mov In, inspirados nos trabalhos de experimentação e exploração do potencial intrínseco no corpo artístico, resultado do projeto de pesquisa corporal realizado pela Mov In entre 2019 e 2021”, explica o bailarino Renan Batschauer.

A artista Maria Augusta complementa que, como espetáculo, o [In]Fixo traz a possibilidade de gerar uma reflexão ou discussão sobre o mundo atual que é VUCA, termo nascido do acrônimo das palavras em inglês Volatility, Uncertainty, Complexity and Ambiguity (em português: volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade). O conceito foi empregado pelo U.S Army War College na década de 90, para explicar o mundo no cenário pós-Guerra Fria e hoje é usado para designar os desafios do mundo contemporâneo. 

 

Habitat 

 

Exposição Habitat

 No dia 17 de novembro, o Salão Angelim, localizado na Biblioteca Universitária, campus 1 da FURB, recebe a exposição Habitat, do blumenauense Ivan Schulze, que apresentar uma série de fotografias sobre aspectos da realidade negligenciados pela sociedade.

“A série Habitat apresenta vivências de diferentes sujeitos que decidiram habitar casarões históricos na cidade de Blumenau e as relações que perpassam, desde o motivo de suas entradas nestes espaços até a saída ou a resistência em ficar”, explica Schulze.

A exposição fica aberta à visitação até dia 16 de dezembro. Na noite de abertura, às 19 horas, ocorre o lançamento do livro Habitat. A entrada é gratuita é aberta à toda a comunidade.

MIPE

Durante a 16ª edição da Mostra Integra de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura, entre 09 e 11 de novembro, os grupos permanentes de produção artística da FURB também se apresentam.

No dia 09, às 14h tem apresentação do Grupo Teatral Phoenix; às 15h30, Apresentação Coral Dona Angelina (grupos Alzheimer e Parkinson), uma parceria do PROEP e Espaço Kan; às 17h, tem Camerata de Violões da FURB, apresentações que serão realizadas no Espaço da Cantina, próximo à Biblioteca (onde funcionava o restaurante universitário).

Às 18h, na Solenidade de Abertura, no auditório da Biblioteca Universitária, tem apresentação da Orquestra da FURB.  

No dia 10, também às 18 horas, tem voz e violão, com professor Renato Mór, no Espaço Cantina e, às 19h30, apresentação do Coro da FURB, no mesmo local.

A programação é gratuita e aberta à comunidade.