Após 15 anos, Licenciatura em Alemão da FURB volta a graduar alunos

Após 15 anos, Licenciatura em Alemão da FURB volta a graduar alunos

Foto: Divulgação

Quinze anos depois de ser fechado por falta de demanda, em 1997, o curso de Licenciatura em Alemão da Universidade Regional de Blumenau (FURB) volta a diplomar uma turma neste final de semestre. Os seis formandos, que começaram o curso na metade de 2009, já atuam em escolas cujas grades curriculares incluem o ensino do idioma que, apesar da hegemonia da Língua Inglesa no mundo, ainda é o mais falado na Europa e o segundo mais utilizado na Internet, segundo o DAAD (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico).

 
“Ao ensinar o Alemão para nossos alunos, procuramos reiterá-los da importância de aprender o idioma. Além deste lado cultural em nossa região, a língua pode ser um importante diferencial na carreira deles”, afirma a graduanda Patrícia Ripp, que já é formada em Letras-Português e agora, com o novo diploma, poderá ser efetivada como professora de Língua Alemã na rede municipal.
 
A barreira lingüística sempre foi tida como um dos principais desafios para intensificar parcerias comerciais e científico-acadêmicas entre Brasil e Alemanha. E um dos principais entraves está justamente na falta de docentes qualificados para ensiná-lo nas escolas brasileiras. “Dá para contar nos dedos, e há uma demanda muito grande na região, principalmente com o fechamento do curso por 12 anos”, afirma a professora Valéria Mailer, coordenadora da Licenciatura em Alemão da FURB.
 
Curso gratuito
Para corrigir esta falta de professores, foram selecionados em agosto deste ano 40 candidatos, egressos do ensino médio público, para realizar gratuitamente o curso na FURB. As bolsas de estudo foram concedidas pelo Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação (FUMDES), da Secretaria Estadual de Educação, em uma parceria envolvendo a FURB e as prefeituras de Pomerode e Blumenau.
 
A turma, que encerra o 1º semestre nesta semana, deve receber seus diplomas a partir de dezembro de 2015.