Aos 45 anos, Movimento Maio de 1968 é tema de Ciclo de Debates na FURB

Aos 45 anos, Movimento Maio de 1968 é tema de Ciclo de Debates na FURB

Foto: Göksin Sipahioglu

Maio de 1968, assim, com letras maiúsculas, é algo muito maior que um mero mês na História. Dos protestos estudantis que logo contagiaram milhões de trabalhadores, paralisando a França do general Charles de Gaulle, o movimento se espalhou pela Europa e por toda a América, gerando mudanças políticas, culturais e sociais que, de fato, alteraram para sempre os rumos da sociedade ocidental. A luta pelos direitos das mulheres e negros, a crítica aos valores da classe média e um período muito fértil no mundo das Artes estão entre algumas de suas conseqüências mais conhecidas.

 
Aos 45 anos do início desta grande revolução, o Departamento de Ciências Sociais e Filosofia da FURB (que reúne os cursos de Ciências Sociais e Ciências da Religião) promove nesta sexta-feira (24/5), às 18h30min, no Auditório do Bloco J, a segunda edição do Ciclo de Debates, reunindo palestrantes da FURB e da Universidade Federal de Goiás (UFGO).
 
Com mediação de Celso Kraemer, professor doutor de Filosofia da FURB, a mesa redonda vai contar com o docente do curso de História, Leonardo Brandão, que vai apresentar um panorama histórico de 1968. "O Fim das Utopias" será o tema abordado pelo filósofo PhD. Antonio Sidekum, que ministra aulas no Curso de Ciências da Religião da FURB. Como convidado externo, o sociólogo Nildo Viana, da UFGO, traz o tema "Movimentos de Maio: unidade e diversidade".
 
Palestrantes
- "1968: um panorama histórico", com o Prof. Dr. Leonardo Brandão (docente do Curso de História da FURB);
- "Movimentos de Maio: unidade e diversidade", com o Prof. Dr. Nildo Viana (docente de Sociologia da Universidade Federal de Goiás);
- "O Fim das Utopias", com o Filósofo PhD. Antonio Sidekum (docente do Curso de Ciências da Religião da FURB);
 
Mediador: Prof. Dr. Celso Kraemer (docente de Filosofia da FURB)
Organizador do evento: Professor Nelson Garcia Santos
Informações: cchc@furb.br