Alunos da Engenharia Civil diagnosticam gestão de entulho da construção em Blumenau

Alunos da Engenharia Civil diagnosticam gestão de entulho da construção em Blumenau

Foto: Divulgação

Dois trabalhos de conclusão do curso de Engenharia Civil da FURB, apresentados no final do ano passado, abordaram a gestão de resíduos sólidos da construção civil em Blumenau. Layla Cirilo, orientada pelo professor doutor Lúcio Flávio da Silveira Matos, estudou como funciona a gestão desses materiais nas próprias construtoras. Já o acadêmico André Ferrari, orientado pela professora doutora Ivone Gohr Pinheiro, avaliou a disposição final destes resíduos.

 

Os dois estudos revelam que a produção de resíduos da construção é superior à produzida nas atividades domésticas. Também foi estimado que entre 40 e 70% dos resíduos da construção civil recebem tratamento ou disposição ambientalmente adequado. Foram coletadas imagens de locais nos quais ocorre o depósito clandestino de resíduos – áreas como a da foto acima, denominadas "bota-fora" -, que acabam sendo alimentados também por outras pessoas, trazendo riscos de doença e de contaminação ambiental.
 
Plano municipal
Os trabalhos consideram que, além da elaboração de um plano municipal para gerenciamento dos resíduos sólidos da construção civil, de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, é necessário promover a capacitação de profissionais e colaboradores nas construtoras para melhoria da gestão interna dos resíduos e comprometimento dos gestores públicos municipais no controle de disposição clandestina em locais não licenciados.