Agosto Lilás: FURB realiza evento sobre os 18 anos da Lei Maria da Penha

Agosto Lilás: FURB realiza evento sobre os 18 anos da Lei Maria da Penha

Foto: Lucas Adriano

O projeto de extensão Universidade e Políticas Públicas, desenvolvido na FURB, promoveu uma roda de conversa para debater melhorias que podem ser feitas quando o assunto é a segurança da mulher. Realizada como uma ação da campanha do Agosto Lilás, mês dedicado para instrução da população em como identificar e reagir a casos de violência e pelo aniversário de 18 anos da Lei nº 11.340, a Lei Maria da Penha, o evento aconteceu no bloco J do campus 1, durante a noite da última terça-feira, 20 de agosto.

Com a presença e fala de membros de órgãos externos que trabalham a mesma demanda, como a Polícia Militar, os alunos dos cursos de Direito, de psicologia, serviço social e de programas de pós-graduação puderam participar de um momento de reflexão dentro da universidade.

“É muito importante desenvolver ações reflexivas sobre a violência contra a mulher e nada melhor do que, durante o Agosto Lilás, a gente oportunizar esse debate dentro da universidade. É uma pauta urgente e necessária, e tem que estar como o ponto de partida para nós podermos entender esse fenômeno que atinge as mulheres da sociedade”, explicou a Coordenadora de Serviço Social da FURB, Cleide Gessele.

Ainda durante o evento, foram repassadas orientações a mulheres que estão sofrendo algum tipo de violência, a atuação do programa Rede Catarina de proteção a mulher e a apresentação de dados feita pela bolsista Thaynara Letícia, sobre pesquisas no âmbito do projeto Focus “Nós, Mulheres de Blumenau”.

“A educação é o mecanismo que fortalece a comunicação e a consciência de que cada um tem sim como contribuir com a causa levando a informação adequada e assertiva para quem está passando por uma situação de violência”, finaliza a Soldado Fernanda, da Polícia Militar.

Assista abaixo a uma reportagem em vídeo produzida pela equipe de Jornalismo da FURB e saiba mais sobre o evento: