AGIT, professor e acadêmicos entre os mais inovadores de SC

AGIT, professor e acadêmicos entre os mais inovadores de SC

Foto: CMC

A Agência de Inovação e Tecnologia (AGIT) da Universidade Regional de Blumenau (FURB) que atua para fortalecer as ações de inovação tecnológica, incentivando parcerias com os setores público e privado está entre os três Institutos de Ciência e Tecnologia (ICT) mais inovadores de Santa Catarina e é finalista do Prêmio Inovação Catarinense “Professor Caspar Erich Stemmer” Edição 2020. 
 
O prêmio é realizado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc) e faz homenagem às entidades e personalidades que se destacam no desenvolvimento de tecnologias e inovação no Estado. Dividido em 11 categorias, além de ICT Inovadora, a FURB tem finalistas nas categorias Projeto Acadêmico, representada pelo estudante Gustavo Serpa, do curso de Engenharia Civil e Professor Inovador, com a indicação do professor Paulo Barral de Hollanda Gomes Vieira, orientador do projeto desenvolvido por Gustavo e de outros, também reconhecidos em editais da Fapesc.  
 
A diretoria da Fapesc divulgou a lista dos finalistas, mas ainda não agendou a data da cerimônia de premiação, para a divulgação dos vencedores entre os três finalistas de cada categoria.  
 
Sobre a atuação da AGIT, o coordenador da agência, professor Dr. Vinicyus Rodolfo Wiggers explica que, “a agência se coloca como sendo um ponto de referência para recepção e atendimento das demandas da sociedade, agindo como um intermediador e facilitador para encontrar meios de a FURB auxiliar na solução de problemas, seja através de convênios, parcerias, prestações de serviços ou licenciamentos”. Desde dezembro de 2020, a AGIT está instalada no Centro de Inovação Blumenau (CIB), ao qual foi selecionada na categoria Empresas com Projetos Inovadores. “Neste curto espaço de tempo que estamos instalados no CIB já notamos um impacto. Estamos atendendo mais empresas e caminhando com novas parcerias”, afirma Wiggers, que comemora a indicação ao prêmio.   
 
Entre as atividades desenvolvidas pela AGIT dentro do CIB estão acordos de pesquisa e desenvolvimento envolvendo financiamento para bolsas de mestrado e o avanço nos convênios com o apoio do Edital FURB PIBITI Empresas, que visa aproximar o aluno de empresas vinculadas à sua área de formação, minimizando a distância entre a Universidade e o setor produtivo por meio de projetos de pesquisa de iniciação em desenvolvimento tecnológico e inovação, financiado por empresas da região. 
 
Projeto Acadêmico   
 
Representado por Gustavo Serpa, o projeto acadêmico desenvolvido por ele e pelos estudantes do curso de Engenharia Civil, Ane Serpa, Édrei Araldi e Laís Pedrini está entre os três mais inovadores de Santa Catarina. O Esquadro de Passagem de Tubulação Autonivelante (EPTAN) tem como objetivo maximizar a produtividade e eliminar o retrabalho gerado pelo método convencional aplicado na construção civil. “O EPTAN vai ser colocado na fôrma da laje e pregado nas quatro extremidades, assim, a base niveladora vai garantir que o cano fique no prumo, sem ficar torto, evitando todo o retrabalho. A maior vantagem vai ser o ganho de produtividade da obra”, explicou Gustavo.  
 
O produto também tem um caráter sustentável, sendo inovador em dois sentidos, na sua concepção enquanto produto e aplicabilidade na construção civil e na matéria prima de sua composição, que é oriunda de resíduos sólidos – Classe II (lixo, produtos que não possuem mais valor agregado no mercado), como por exemplo blackout de cortinas, plásticos em geral, tecidos, embalagens, entre outros. 
 
Os estudantes desenvolveram o EPTAN orientados pelo geógrafo, professor Paulo Barral de Hollanda Gomes Vieira, indicado na categoria Professor Inovador do Prêmio. Ele destaca a importância de iniciativas com a Feira de Inovação do CCT e do 1° Concurso TCC Inovador e Estágio Modelo, que está com inscrições abertas até o dia 28 de fevereiro.  
 
Para Paulo, estar entre os finalistas do prêmio, “pelo conjunto da obra”, é uma oportunidade para mostrar a importância do curso de Engenharia Civil na inovação. Uma forma de “sair um pouco da caixinha de atribuições de engenheiro civil e estimular os estudantes no desenvolvimento de projetos inovadores”.  
 
Ele considera o professor como tendo papel relevante para estimular o aluno a dar o seu melhor no TCC “e mostrar que não é somente um trabalho final, um relatório de estágio, mas que têm aspectos que podem ser inovadores, dentro da sua área de conhecimento, da sua pesquisa específica. É muito relevante despertar isso no aluno e como professor e pesquisador fazer um trabalho de superação, para obter de cada orientando um trabalho melhor”.  
 
Integrar as pesquisas desenvolvidas ao setor produtivo, por meio da aproximação com a indústria, o comércio e a prestação de serviços é essencial, na opinião do professor, que destaca o CIB neste cenário. “Acredito que o Centro de Inovação está aí para fazer esta ponte entre Universidade e setor produtivo e cada vez mais materializar os TCCs em produtos, para que se consiga extrapolar e subir mais um degrau, ao tirar o TCC do papel e transformar em realidade”.  
 
Assim como as atividades desenvolvidas pela Agência, o Colaboratório FURB, articulado pelo Instituto FURB e a AGIT, é outra ferramenta que proporciona uma rede de inovação integrada entre empresas e empreendedores da região e a comunidade acadêmica da Universidade , para pensar e desenvolver soluções para os problemas e desafios reais. 
 
O Prêmio Inovação Catarinense foi criado em 2008, através da Lei da Inovação, para reconhecer e dar visibilidade a pessoas e instituições que desenvolvem conhecimento científico e tecnológico. São reconhecidos esforços em inovação, em desenvolvimento de novos produtos, processos e serviços, além de iniciativas que contribuem para o desenvolvimento econômico, social e ambiental.