Agentes mirins da Defesa Civil de Blumenau visitam os laboratórios do Centro de Ciências Tecnológicas da FURB

Agentes mirins da Defesa Civil de Blumenau visitam os laboratórios do Centro de Ciências Tecnológicas da FURB

Foto: Kellma Magalhães

Os agentes mirins da Defesa Civil de Blumenau participaram de oficinas nos laboratórios do Centro de Ciências Tecnológicas da Universidade Regional de Blumenau (FURB). A proposta é permitir que os jovens agentes aprendam sobre prevenção de desastres naturais de forma lúdica e dinâmica, a partir da estrutura proporcionada pelos laboratórios da universidade. No total, 79 agentes-mirins foram recebidos por professoras Maryane Cordeiro de Queiroz e Natália Salamoni, do curso de Engenharia Civil, ao longo dos dias 19, 20 e 21 de junho.

Na quinta-feira, 20 de junho, foi a vez dos alunos da Escola de Educação Básica Adolpho Konder aprenderem sobre a relação entre a dinâmica das águas e o relevo. Os estudantes usaram a caixa de areia interativa para entender como a água da chuva se comporta em diferentes tipos de cenário. Esse recurso utiliza realidade aumentada para demonstrar as diferenças de nível através das cores, além de permitir visualizar o acúmulo da água nas partes mais baixas.

No Fab Lab, o Laboratório de Fabricação Digital da FURB, as crianças usaram óculos de realidade virtual para explorar um cenário real e identificar áreas de risco para deslizamentos. Os agentes mirins também aprenderam como funcionam as comportas que retêm as águas da chuva e montaram juntos um tipo de ponte que não exige a construção de estruturas dentro da água.

A professora do curso de Engenharia Civil da FURB Maryane Cordeiro de Queiroz explica que, a partir da estrutura dos laboratórios da universidade, as crianças aprendem de forma mais dinâmica sobre os assuntos que estudam no treinamento para serem agentes mirins. A professora destaca, ainda, o papel importante desempenhado pela FURB na prevenção de desastres por meio de professores e pesquisadores que atuam no monitoramento dos rios.

O projeto Agentes Mirins da Defesa Civil existe há 10 anos e já formou mais de 300 crianças. O objetivo é atuar na prevenção de desastres por meio da educação. O público-alvo são os estudantes de quinto e sexto ano das escolas de Blumenau. Este ano, participam do projeto 79 crianças de três escolas: Escola de Educação Básica Adolpho Konder, Escola Básica Municipal Henrique Alfarth e Escola Básica Municipal Almirante Tamandaré.